O aposentado Andrelino Vieira da Silva, 121, chamado de "terror do INSS" pela família, justamente por ter atingido idade avançada fora do comum, teve mais um motivo para comemorar durante a semana. Ele venceu a dengue e pode retornar para casa, em Aparecida de Goiânia, Goiás, após passar alguns dias internado em um hospital na capital.
Auxílio Gasolina de R$ 300 é aprovado; quem terá direito?
Andrelino ficou famoso depois que uma foto tirada em seu aniversário, celebrado em fevereiro, viralizou nas redes sociais. Na imagem, o aposentado, que nasceu em 1901, segurava um bolo temático com o símbolo da Previdência Social e a frase "O terror do INSS", o que motivou o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), José Carlos Oliveira, e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, presentearam o idoso com uma placa.
Em 18 de março, depois de não se sentir bem, Andrelino deu entrada no Ceap-Sol (Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade), em Goiás. Ao chegar à unidade médica, ele registrava queda brusca nas plaquetas. Após alguns exames, ele foi diagnosticado com dengue tipo C.
Depois de alguns dias internado, ele recebeu alta na última quarta-feira (23). Segundo a coordenadora de enfermagem do Ceap-Sol Sara Coelho Avelino, durante todo o tempo que permaneceu na unidade médica, Andrelino mostrou simpatia e força. "Brincava com todos da equipe que entravam em seu quarto e fazia questão de caminhar pela unidade", relatou.
Cosanpa: 70% dos grevistas devem retornar ao trabalho
Enquanto esteve internado no local, o aposentado, que tem até mesmo tataraneto, teve seu filho como companheiro. José Ferreira da Costa, 57, detalhou que seu pai, mesmo um homem centenário, continua a exercer as mais diversas atividades, como dançar forró e cozinhar a própria comida.
Homenagem A placa confeccionada pelo INSS e pelo Ministério do Trabalho e Previdência foi entregue na casa de Andrelino, sem a presença do ministro, sob justificativa de preservar a saúde do idoso, devido a sua idade e aos riscos na pandemia de Covid-19.
"É um grande orgulho ter o senhor como beneficiário do INSS. São 121 anos de uma história que ultrapassa a própria existência da Previdência Social do Brasil e merece ser celebrada. Essa homenagem é um sinal de nosso carinho, respeito e admiração. Parabéns! Forte abraço", diz texto grafado na placa, que é assinado pelo presidente do INSS, José Carlos Oliveira, e pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.
Especiais
Não há lightboxes disponíveis.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar