plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOVA PERSPECTIVA

Homem trans dá à luz em São Paulo por parto normal

O casal se surpreendeu com a notícia da gravidez

Imagem ilustrativa da notícia Homem trans dá à luz em São Paulo por parto normal camera O pequeno Apolo trouxe alegria e um certo meio para a família | Reprodução

Ter um filho é o sonho de muitos casais. Porém, em alguns casos, a notícia da chegada de uma criança pode surpreender, e muito, uma família, principalmente em casos de homens transgêneros. Mesmo depois de passarem por alterações das características sexuais secundárias para as típicas masculinas, homens trans poderão engravidar.

Invasão deixa Passaporte da Vacina Pará fora do ar

Um homem trans, identificado como Lourenzo, de 23 anos, deu à luz ao pequeno Apolo. A criança, que é fruto da relação do jovem com uma mulher trans, Isi Broken, nasceu de parto normal, na última quinta-feira (9), em São Paulo.

O casal está junto há dois anos e acabou se surpreendendo com a gravidez. “Eu tomei hormônio havia cerca de 4 anos e, por causa da falta de médicos especializados em sexualidade e gênero no Guarujá, parei de fazer a hormonização. Mas como eu tomei por tanto tempo, pensei que poderia ser estéril, já que a testosterona pode afetar o útero", disse Lourenzo.

O jovem também destacou que o momento acabou fazendo ele se enxergar de outra forma. “Foi um processo de redescobrir meu próprio corpo, aprender a me enxergar de uma nova perspectiva e entender que meu corpo — o corpo de um homem —, também pode gerar uma vida, e que também é um privilégio. Hoje, entendo que é um processo no qual precisei passar. E quando acabar, vou poder voltar a me hormonizar.”

Procura pela vacina aumenta na capital após decreto

A gravidez não foi tão fácil. Além de todos os sintomas físicos comuns desse período, o casal ainda teve que lidar com o preconceito nos lugares em que ia fazer o pré-natal.

“Ninguém estava preparado para lidar com um homem gestante, o que nem é muito diferente de uma mulher cisgênera, tirando pronomes e gênero. Sentimos uma falta de vontade e muito preconceito na área da saúde para lidar com corpos trans. Sequer respeitaram meu nome social, que é lei, e meu gênero, que está retificado na carteira do SUS como ‘masculino’. Alegaram que como eu era um homem, eu não poderia ser atendido por um ginecologista e ter um atendimento pré-natal. Chegaram até mudar meu gênero para ‘feminino’, e tive que usar meu ‘nome morto’, para que eu pudesse ser atendido”, relembrou Lourenzo.

Mesmo com toda a felicidade que a chegada do Apolo trouxe, o casal conta que o medo também tem feito parte dos dias do casal.

“Estamos apreensivos quanto à escola, como os colegas vão lidar com o fato dele ter pais trans, mas ensinaremos que o amor é o principal motivo de vida”, finalizou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias