As pesquisas eleitorais ou pré-eleitorais são elementos que ajudam a medir as observações dos eleitores sobre as intenções de votos ou aquilo que se propõem em relação a determinados candidatos que concorrem ou pretendem concorrer a um pleito.
Nas últimas eleições presidenciais brasileiras, Jair Bolsonaro foi eleito como chefe do executivo nacional com 55,13% dos votos válidos. Destes, 33% é a taxa dos eleitores que votaram nele e que acham que ele faz um trabalho “ruim” ou “péssimo”. Essa taxa é dos eleitores que votaram nele no 2º turno em 2018, segundo a pesquisa PoderData realizada em novembro de 2021.
O resultado fica 10 pontos abaixo da avaliação do presidente como “bom” ou “ótimo” na visão deste mesmo público. Entre os que votaram em Fernando Haddad (PT), 81% dizem avaliar seu trabalho negativamente e 4% positivamente.
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Ainda sobre a avaliação de Bolsonaro entre seus eleitores, o número é bem mais favorável do que as suas taxas na população em geral –24% de “bom/ótimo” e 57% de “ruim/péssimo”. É expressivo, no entanto, que 1 entre 3 eleitores do presidente declarem insatisfação com o seu trabalho frente ao Planalto.
Esta pesquisa foi realizada no período de 8 a 10 de novembro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. No total foram 2.500 entrevistas em 412 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
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