O mercado de carros elétricos continua acelerando no Brasil e ultrapassou a marca de 20 mil veículos vendidos em um único mês, refletindo a expansão da eletrificação no setor automotivo. Embora a maior parte das vendas ainda esteja concentrada nos grandes centros urbanos, os modelos totalmente elétricos (BEV) conquistam cada vez mais consumidores.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Novo Toyota Corolla elétrico tem imagem vazada antes da hora
- Carro elétrico compensa? Veja vantagens e desafios do modelo
- BYD lança novo sedã elétrico com autonomia de 1.100 km e carga em 9 minutos
No cenário atual, a BYD mantém ampla liderança no volume de vendas, enquanto marcas como Geely, GAC, GWM, MG e Chevrolet ampliam sua participação no segmento.
BYD DOMINA O MERCADO DE ELÉTRICOS NO BRASIL
A fabricante chinesa BYD segue isolada na liderança entre os veículos elétricos comercializados no país. Somente com os dois modelos mais vendidos, a empresa somou mais de 13,7 mil emplacamentos no período.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
O grande destaque foi o BYD Dolphin Mini, que alcançou 7.265 unidades vendidas. O desempenho colocou o hatch elétrico à frente de modelos tradicionais do mercado brasileiro, como Hyundai HB20, Fiat Argo e Fiat Mobi.
Logo atrás aparece o BYD Dolphin, com 6.492 unidades comercializadas, consolidando a força da marca no segmento de veículos movidos exclusivamente a bateria.
GEELY ACELERA CRESCIMENTO E ASSUME A 3ª POSIÇÃO
Entre as fabricantes que mais avançaram nos últimos meses, a Geely foi um dos principais destaques. O Geely EX2 encerrou o período com 5.898 unidades vendidas, registrando uma evolução expressiva em menos de um ano desde sua chegada ao mercado brasileiro.
O desempenho confirma a rápida aceitação da marca e amplia a concorrência no segmento de compactos elétricos.
GAC AMPLIA PRESENÇA E ULTRAPASSA MIL UNIDADES
Outra montadora chinesa que vem conquistando espaço é a GAC. Com estratégia baseada em modelos híbridos, elétricos e também a combustão, a empresa viu o Aion UT superar a marca de mil veículos vendidos.
O hatch elétrico fechou o período com 1.064 unidades comercializadas, fortalecendo a presença da fabricante no mercado nacional.
GWM, MG E CHEVROLET DISPUTAM ESPAÇO ENTRE OS ELÉTRICOS
A GWM também aparece entre as marcas de maior presença no segmento. O Ora 5 registrou 725 unidades entregues, enquanto o SUV elétrico BYD Yuan Pro somou 415 emplacamentos.
Já a MG manteve crescimento gradual com o MG4, que contabilizou 348 unidades vendidas considerando as versões MG4 e MG4 Urban.
A Chevrolet, por sua vez, viu o Spark perder posições no ranking. Depois de superar a marca de 1.100 unidades em meses anteriores, o modelo encerrou o período com 330 veículos comercializados.
SUVS ELÉTRICOS COMEÇAM A GANHAR ESPAÇO
Além dos compactos, os utilitários esportivos elétricos começam a ampliar sua participação no mercado brasileiro.
Entre os destaques aparecem o recém-lançado BYD Sealion 7, além dos modelos Leapmotor B10, GAC Aion V e Leapmotor C10. Apesar de alguns utilizarem um motor a gasolina apenas como gerador de energia, eles são classificados como elétricos por utilizarem tração exclusivamente elétrica.
RANKING DOS CARROS ELÉTRICOS MAIS VENDIDOS NO BRASIL
Segundo dados da Fenabrave, os modelos elétricos mais vendidos foram:
- 1. BYD Dolphin Mini – 7.265 unidades
- 2. BYD Dolphin – 6.492
- 3. Geely EX2 – 5.898
- 4. GAC Aion UT – 1.064
- 5. GWM Ora 5 – 725
- 6. BYD Yuan Pro – 415
- 7. MG4 (MG4 + MG4 Urban) – 348
- 8. Chevrolet Spark – 330
- 9. BYD Sealion 7 – 324
- 10. Geely EX5 – 324
- 11. GWM Ora 03 – 310
- 12. Leapmotor B10 – 296
- 13. GAC Aion V – 291
- 14. Leapmotor C10 – 256
- 15. Chevrolet Captiva EV – 204
EXPANSÃO INDICA AMADURECIMENTO DO SEGMENTO
O avanço nas vendas mostra que os carros elétricos estão deixando de ser um nicho e passam a ocupar um espaço cada vez mais relevante no mercado brasileiro. Com novas marcas chegando ao país, ampliação da oferta de modelos e maior interesse dos consumidores, a expectativa é de que a concorrência aumente e impulsione ainda mais a eletrificação da frota nacional nos próximos meses.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar