plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
LEIS DE TRÂNSITO

Spray “antirradar” ganha destaque nas ruas, mas autoridades alertam

Suposta “receita antirradar” viraliza, mas prática é ilegal, ineficaz e rende multa pesada

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Spray “antirradar” ganha destaque nas ruas, mas autoridades alertam camera Produto ganhou força após um perfil nas redes sociais divulgar um teste prático. | Reprodução/CPG

Uma suposta tática para escapar de multas de trânsito tem ganhado grande repercussão nas redes sociais recentemente e chamado a atenção de motoristas em diferentes cidades do país. Conhecida informalmente como “spray antirradar”, a prática consiste na aplicação de spray lubrificante sobre os caracteres da placa do veículo, com a alegação de que o produto impediria a identificação por radares eletrônicos, sobretudo em casos de excesso de velocidade e desrespeito ao rodízio municipal.

A estratégia ganhou visibilidade após um perfil nas redes sociais divulgar um teste prático. Nas imagens publicadas, a placa do veículo foi fotografada à noite, com uso de flash e em um ângulo semelhante ao dos equipamentos de fiscalização. No registro, o produto aparentemente dificultou a leitura dos caracteres em ambiente de pouca luminosidade. Porém, durante o dia o mesmo efeito não foi observado.

Conteúdos relacionados:

Apesar da repercussão, autoridades e especialistas alertam que, independentemente de qualquer resultado pontual, a prática é considerada infração de trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB)estabelece penalidades claras para quem tenta ocultar ou dificultar a identificação da placa do veículo.

Previsto no Artigo 230 do CTB, a o uso de qualquer produto que encubra ou dificulte a identificação dos caracteres da placa caracteriza infração gravíssima. Neste caso, a multa é no valor de R$ 293,47, acrescida de sete pontos no prontuário do proprietário e remoção do veículo.

Além da multa e da pontuação, a tentativa de burlar a fiscalização pode ser facilmente constatada em uma abordagem. O produto possui consistência oleosa e odor característico, o que permite a identificação com uma inspeção simples nas placas.

Do ponto de vista tecnológico, a eficácia da artimanha também é considerada baixa. A maior parte dos radares em operação no Brasil utiliza atualmente tecnologia de raios infravermelhos para identificação de veículos em condições de baixa luminosidade, sem necessidade de flash. Dessa forma, interferências superficiais tendem a ser neutralizadas.

Outro ponto de atenção é a adulteração intencional de placas para induzir a leitura incorreta de letras ou números, prática conhecida como clonagem. Nesse caso, além da infração administrativa, a conduta configura crime previsto na legislação penal.

Quer mais de Auto Dicas e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Ainda de acordo com o Artigo 230 do CTB, aqueles que utilizarem qualquer material para induzir a leitura de um caractere por outro, mediante uso de adesivo, tinta ou remoção parcial da pintura, comete infração gravíssima. Essa conduta também caracteriza o crime de adulteração ou remarcação de sinal identificador, previsto no Artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de três a seis anos e multa.

Diante do aumento da circulação desse tipo de conteúdo nas redes sociais, autoridades reforçam que o respeito às leis de trânsito segue sendo a única forma legal e segura de evitar algum tipo de penalidade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Auto Dicas

    Leia mais notícias de Auto Dicas. Clique aqui!

    Últimas Notícias