Com a chegada das festas de fim de ano, muitas pessoas aproveitam o período para pegar a estrada, seja para visitar familiares ou curtir as férias. Contudo, as rodovias ficam mais movimentadas e é preciso estar preparado para garantir uma viagem tranquila e segura.
Para minimizar os riscos e imprevistos, a preparação do veículo é fundamental. Alan Ladeia, CEO da Carflix, plataforma digital especializada na compra e venda de carros seminovos, destaca a importância de uma revisão completa. "Antes de pegar a estrada, nada substitui uma revisão completa. Isso inclui pneus, freios, óleo, fluido de arrefecimento e sistema de iluminação. Uma manutenção bem-feita pode fazer toda a diferença entre um passeio tranquilo e um grande risco", alerta.
Conteúdos relacionados:
- Estacionar o carro na frente da própria garagem pode gerar multa
- Controle de tração consome mais combustível? Entenda
- Veja como limpar corretamente painéis e faróis amarelados
Confira as 6 dicas para garantir uma viagem segura:
Revisão completa
Verificar itens essenciais como pneus (incluindo o estepe), fluido de freio, fluido de arrefecimento e óleo do motor é crucial. A troca regular de óleo e a verificação dos fluidos são medidas preventivas importantes. Além disso, checar o sistema de iluminação (faróis, luz de freio e setas) e os limpadores de para-brisa é fundamental para garantir visibilidade e segurança, especialmente em estradas sinuosas ou à noite.
Atenção aos pneus e suspensão
Pneus bem calibrados e uma suspensão em bom estado são essenciais para garantir estabilidade, principalmente em viagens com muitas curvas. Isso não apenas melhora o conforto, mas também evita o desgaste irregular dos pneus e falhas mecânicas durante o percurso.
Documentos e Itens de emergência
Tenha sempre à mão os documentos do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e a habilitação. Além disso, leve um kit de emergência com itens como triângulo, macaco, chave de roda, lanterna, extintor de incêndio, água e até um kit básico de primeiros socorros. Esses itens podem ser decisivos em caso de emergência em trechos mais isolados.
Evite horários de pico
Planejar a viagem para horários de menor movimento pode ajudar a evitar congestionamentos e reduzir o estresse na estrada. Geralmente, sair ao entardecer no dia anterior ao feriado ou de manhã cedo no dia da viagem são boas alternativas para escapar do tráfego intenso.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Descanse antes de viajar
O cansaço pode comprometer a capacidade de dirigir. Se a viagem for longa, o recomendável é intercalar paradas regulares para descanso. Dirigir fatigado reduz os reflexos e prejudica a atenção no trânsito, aumentando os riscos de acidentes.
Dirija com atenção e responsabilidade
Além de preparar o veículo, a maneira como dirige também faz toda a diferença. "Muitos acidentes poderiam ser evitados com atitudes simples: não beber antes de dirigir, respeitar os limites de velocidade e manter atenção redobrada em trechos de maior movimento", destaca Alan Ladeia. Com o aumento do fluxo nas estradas durante o fim de ano, é ainda mais importante seguir as sinalizações e manter a calma, zelando pela segurança de todos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar