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Hábitos fazem você gastar mais com gasolina; veja e evite!

Mudar alguns hábitos na hora de dirigir, ajuda a economizar no combustível

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Imagem ilustrativa da notícia Hábitos fazem você gastar mais com gasolina; veja e evite! camera Novas iniciativas no volante para tentar driblar a queima de combustível | Foto: Reprodução Freepik

Apesar da redução do preço da gasolina nas bombas, o produto ainda está pensando no bolso dos consumidores e cada vez mais os motoristas tem buscado alternativas para continuar usando o carro. A manutenção do veículo é fundamental para alcançar essa meta, além também de rever alguns hábitos que podem contribuir para reduzir o consumo.

A solução não está em trocar de carro por outro mais eficiente, mas sim em adquirir novas iniciativas no volante para tentar driblar a queima de combustível de forma rápida, pois existem alguns vilões que resultam nesse problema. Por isso, existem algumas dicas para você seguir e adotar sua rotina na hora de sair com o carro.

1 - Pancadão beberrão

Evitar acessórios não originais
📷 Evitar acessórios não originais |Foto: Reprodução Freepik

- O uso de acessórios não originais no veículo, especialmente sistemas de som potentes, é uma prática que movimenta um enorme mercado. Porém, muitos não sabem que a instalação desses itens faz com que o carro beba mais.

"Equipamentos de som potentes exigem mais do alternador, que os abastece com eletricidade a partir do movimento do motor. Quando mais energia é requerida, mais combustível é gasto", diz Everton Lopes, engenheiro.

- Sons e acessórios instalados que não são originais, mas apresentam uma certa potência, os problemas pode não ficar restritos apenas a um consumo maior.

- Equipamentos novos podem danificar ou encurtar a durabilidade de uma série de componentes.

- De acordo com Erwin Franieck, da SAE Brasil, isso acontece se não houver uma adequação do sistema elétrico

- O efeito mais óbvio é a redução da vida útil da bateria, que passa a reter cada vez menos carga e pode arriar, informa Franieck

- Antes de a bateria pifar de vez, há outras consequências

"Ao reter menos carga, a bateria fornece menos tensão e sobrecarrega o alternador e a respectiva correia. Também ocorre maior variação de tensão no sistema. Isso eleva a incidência de pane elétrica, acompanhada por danos a uma série de componentes", alerta Franieck.

Conheça os golpes mais comuns em postos de gasolina

Segundo o engenheiro, alguns itens do veículo podem acabar sendo comprometidos, como peças das lâmpadas, ventoinha, motor de arranque e o próprio alternador.

2 - Abusar do freio eleva o consumo.

Cuidado ao usar o freio
📷 Cuidado ao usar o freio |Foto: Reprodução Freepik

- Se engana quem pensa que o acelerador é o único pedal capaz de aumentar o consumo.

- O freio também pode fazer com que a quantidade de quilômetros rodados a cada litro de combustível caia consideravelmente.

- Uma alternativa indicada para quem deseja gastar menos dinheiro com abastecimentos, é dirigir de forma suave, antecipando as frenagens, - portanto, nada de "esticar" as marchas.

- A forma agressiva na hora de dirigir também cobra seu preço ao acelerar o desgaste do motor e também dos freios, da suspensão e até dos pneus.

"Frear bruscamente depois exige acelerar mais, sem necessidade, para tirar o veículo da inércia. Isso eleva e muito o consumo", ensina Everton Lopes.

3 - Tanque cheio, bolso vazio

- Cuidado quando aparecer preços mais em conta nos postos

- Na hora de encher o tanque, não se afobe porque preço baixo pode ser um sinal de combustível adulterado

- Na gasolina, a adulteração envolve adição de solventes ou etanol.

- Em ambos os casos, o consumo sobe - sem contar que solventes causam sérios danos ao motor e a outros itens mecânicos.

- Mesmo que a gasolina não esteja adulterada, o tanque muito cheio traz mais peso para o automóvel e isso pode elevar o consumo

- Há um aumento de 6% no gasto de combustível a cada 100 kg

- A mais indicado é nunca encha o tanque até quase transbordar.

"Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Esse filtro, geralmente localizado próximo ao tanque, é encharcado, perdendo toda sua eficiência", Everton Lopes, engenheiro.

É importância manter o cânister em bom estado, em relação aos vapores que emanam do tanque são altamente tóxicos e poluentes. A dica é interromper o abastecimento assim que gatilho for desarmado, proporcionando nível adequado e seguro.

4 - Rodar muito pouco pode virar tiro no pé

- Reduzir o uso do carro ajuda a gastar menos no posto

- Por outro lado, rodar muito pouco a cada dia deixa o veículo mais gastão.

- Para garantir uma lubrificação correta, o motor precisa atingir a temperatura ideal para o calor expandir os componentes internos

- O que acelera o desgaste também, é utilizar o carro continuamente em deslocamentos muito curtos, insuficientes para se atingir a temperatura correta

"Dirigir durante menos de 15 minutos nem esquenta o óleo do motor, impossibilitando a lubrificação adequada. Tem carro com baixa quilometragem que apresenta mais desgaste na comparação com um exemplar mais rodado, que no entanto funciona a maior parte do tempo na temperatura ideal", ensina Erwin Franieck.

5 - Nada de motor asfixiado.

- A cada troca de óleo, o responsável já providencia a substituição do respectivo filtro, seguindo o que dix manual do proprietário.

- No entanto, quando se trata dos filtros de admissão de ar e de combustível, muitos se esquecem de que eles também devem ser trocados regularmente.

- Esse esquecimento tem impacto direto no consumo de combustível.

- Filtro de admissão sujo restringe a entrada de ar no motor e mais combustível é injetado para compensar o problema.

- No caso do filtro de combustível, sua saturação faz o motor falhar, levando o motorista a pisar mais no acelerador.

- A orientação não poderia ser diferente: troque os filtros nos prazos ou nas quilometragens recomendados pela montadora.

"O motor se torna mais eficiente, ou seja, apresenta menor consumo, quando respira bem. Isso envolve diretamente os filtros, que ficam saturados com o passar do tempo", destaca Everton Lopes.

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