Diário Online
Notícias / AgroPará
INVESTIMENTOS

Agropará: sistemas de produção têm financiamento

O Banco da Amazônia oferece linhas de crédito próprias para produtores que queiram ampliar o processo produtivo ou instalar boas práticas para o uso de água

segunda-feira, 11/04/2022, 17:12 - Atualizado em 11/04/2022, 17:12 - Autor: Redação

Google News

Imagem ilustrativa da notícia: Agropará: sistemas de produção têm financiamento
| Embrapa

 

| Embrapa
 

Com o objetivo de estimular, de forma sustentável, o crescimento da agricultura e da pecuária sustentável na Região Amazônica, o Banco da Amazônia está incentivando produtores no desenvolvimento de sistemas de uso de água na irrigação e produção. A meta do Basa é ampliar a área de agricultura e pecuária na região e promover a modernização de antigos sistemas. Nesse contexto, o banco, através do FNO, disponibiliza crédito a produtores que queiram seguir práticas sustentáveis e aumentar os ganhos produtivos.

Um dos exemplos é a irrigação. “Apesar desse baixo índice de práticas de irrigação no Pará sabemos que, por outro lado, há um potencial muito grande para o crescimento dessas atividades. O Banco da Amazônia com certeza é quem mais oferece apoio a iniciativas sustentáveis que ampliem essa parte.”, explica Edmar de Souza Bernardino, Superintendente Regional do Banco da Amazônia no Pará e Amapá. A iniciativa prevê o desenvolvimento sustentável por meio da oferta de crédito aos produtores rurais, para que possam instalar ou trocar equipamentos de irrigação por outros mais eficientes e também adotar sistemas de energia alternativa.

Os recursos são provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), e as taxas oferecidas são as menores do mercado. O superintendente destaca que a procura por novos sistemas aumenta junto com a oferta de crédito. “Uma prática com processo bastante simplificado e ágil e que está sendo bastante procurada para financiamento é a de pivôs para irrigação, por exemplo. Isso é uma novidade, pois até pouco tempo poucos empreendimentos tinham isso. E com a alteração do modelo de acesso ao crédito mais simplificado, hoje o produtor com um projeto viável tem oportunidade de gerar resultado maior para seu empreendimento. Temos financiado produtores de açaí, pimenta do reino e diversas modalidades”, diz Edmar. Para conhecer mais sobre as linhas de financiamento para práticas sustentáveis, procure a gerência da agência do Banco da Amazônia mais próxima ou as centrais de atendimento do banco. 

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS