Nesta sexta-feira (21), a CBF confirmou que o árbitro paulista Raphael Claus/FIFA-SP será o responsável por conduzir a partida entre Remo e Goiás, duelo que encerra a campanha azulina na Série B. O jogo é decisivo para as pretensões do Leão Azul, que chega à última rodada com 59 pontos, na 6ª colocação, empatado com a Chapecoense e apenas dois pontos atrás de Goiás e Criciúma, equipes que fecham o G-4.
Apesar da derrota por 3 a 1 para o Avaí na rodada anterior, o Remo ainda mantém vivo o sonho de retornar à elite. Para isso, precisa vencer o Goiás e torcer por tropeços dos clubes catarinenses. No entanto, a escolha de Raphael Claus, gerou forte reação interna. Em nota oficial, o Clube do Remo manifestou “total repúdio” à designação do árbitro para o confronto decisivo.
Conteúdo relacionado
Relação completa dos árbitros para @ClubeDoRemo x @goiasoficial, tendo como central o FIFA Raphael Claus pic.twitter.com/vCgE7ZNsDm
— Magno Fernandes (@Cf27Magno) November 21, 2025
O clube afirma que Claus “possui histórico de péssimas arbitragens que já prejudicaram resultados esportivos do Clube do Remo, inclusive graves prejuízos no passado recente”, que foi o rebaixamento da equipe à Série C. Também na nota, o Remo cobra da CBF “esclarecimentos sobre os critérios de designação”, questionando a justificativa para a escolha.
Relembre o caso de 2021
A insatisfação da torcida azulina tem base em um episódio marcante. Em 2021, Claus apitou a partida entre Remo 0 x 0 Confiança, confronto no qual anulou um gol de Neto Pessoa, considerado legal pelos remistas, assim como um lance de pênalti na falta de Felipe Gedoz, que nada foi marcado. A decisão teve grande impacto naquele campeonato e é lembrada até hoje pois resultou no rebaixamento do Remo à Série C.
Confira a nota na íntegra
Nota Oficial – Clube do Remo
Belém, 21 de novembro de 2025
O Clube do Remo vem a público manifestar sua discordância e preocupação em relação à escalação do árbitro Raphael Claus para a partida válida pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, frente ao Goiás Esporte Clube, marcada para este domingo no Estádio Mangueirão.
Em sua trajetória, o árbitro possui histórico de péssimas arbitragens que já prejudicaram os resultados esportivos do Clube do Remo, inclusive graves prejuízos no passado recente.
Considerando o histórico dessa designação e o momento decisivo que o clube atravessa — com a disputa direta por acesso à Série A — entendemos que a transparência e a segurança da arbitragem são fatores essenciais para garantir a lisura da competição.
Solicitamos formalmente à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio dos canais competentes, esclarecimentos sobre os critérios de designação do árbitro e demais membros da equipe de arbitragem para esta partida, com vistas a assegurar total imparcialidade, independência e conformidade com o regulamento.
Reafirmamos que o Clube do Remo seguirá firme na defesa dos seus interesses e direitos, estando preparado para atuar conforme as normas que regem o futebol profissional, garantindo que a partida ocorra em ambiente justo e equilibrado, tanto para o clube quanto para seus torcedores.
Convocamos nossa torcida para com calma e urbanidade, lutarmos bravamente garantindo apoio à equipe em campo, mantendo o respeito aos adversários, à arbitragem e todos os agentes da partida — dentro do espírito que sempre nortearam os valores do clube.
Contamos com o comprometimento de todos os envolvidos para que o espetáculo esportivo seja realizado de forma justa, competitiva respeitosa, honrando a grandeza e tradição do Clube do Remo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar