
O goleiro Mycael, do Athletico-PR, entrou para a história como o primeiro atleta a violar a nova regra dos oito segundos para reposição de bola no futebol brasileiro. A infração aconteceu durante a vitória do Furacão por 2 a 1 sobre o Paysandu, nesta sexta-feira, no estádio Mangueirão, pela estreia da Série B.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Paysandu estreia com derrota para o Athletico no Mangueirão
- Vilela cita maratona de jogos e vira a chave: "Temos final"
Aos 47 minutos do segundo tempo, com o Athletico já à frente no placar, Mycael segurou a bola por cerca de 12 segundos. Seguindo o regulamento, o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes marcou escanteio para o Paysandu. Felizmente para o goleiro – e para azar dos bicolores –, a jogada não gerou grandes perigos, e o time paranaense manteve a vantagem até o apito final. Mesmo assim, o lance destacou a nova norma e a rigidez da arbitragem em sua aplicação.
Adoção da Regra e Punições
Vale lembrar que a Série A também adotou a medida neste ano para combater a “cera” dos arqueiros, mas, ao contrário da Série B, não registrou nenhuma punição na primeira rodada – mesmo com situações claras de demora.
A regra anterior, mais rígida, previa tiro livre indireto para o adversário se o goleiro ultrapassasse seis segundos com a bola nas mãos. Porém, como a punição muitas vezes gerava lances perigosos e os árbitros hesitavam em marcar, a FIFA flexibilizou: ampliou o tempo para oito segundos e alterou a penalidade para escanteio, buscando um equilíbrio entre o combate à demora e a fluidez do jogo.
Nova regra dos goleiros já sendo aplicada na partida de ontem entre @Paysandu 1 x 2 @AthleticoPR. pic.twitter.com/BUo55SQ9J4
— Magno Fernandes (@Cf27Magno) April 5, 2025
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar