Como tributo aos grandes campeões do passado, o Paysandu seguirá com sua série de homenagens pelos 30 anos do seu primeiro título nacional, o de campeão brasileiro da Série B, conquistado no ano de 1991.
Com o tema “Das nossas glórias, o primeiro: 1991, Paysandu Campeão Brasileiro”, a Diretoria de Cultura e Memória bicolor realiza, neste sábado (15), uma programação especial no estádio da Curuzu para os jogadores que fizeram parte daquela gloriosa campanha que ficou eternizada na memória da torcida bicolor.
Campeões brasileiros de 1991 serão homenageados em programação especial na Curuzu ➡️ https://t.co/iQ432xNeHp#PayxãodoTamanhodaAmazônia pic.twitter.com/0QUnVrXyOM
— Paysandu Sport Club (@Paysandu) May 14, 2021
A FESTA
Ao site oficial do Papão, o diretor de Cultura e Memória bicolor, Marcelo Maciel, revela que a ação será o início de uma série de homenagens em alusão aos 30 anos do primeiro título nacional. “Teremos a honra de reunir a maior parte dos atletas que fizeram parte de um dos nossos grandes times. Esperamos que seja um momento especial para eles também, porque muitos estão há anos sem visitar a Curuzu", disse.
A programação está prevista para iniciar às 13h. Ao todo, 25 ex-jogadores confirmaram presença no evento. Durante os festejos, eles receberão faixas de campeão do presidente Mauricio Ettinger e dos vices Abelardo Abelha e Felipe Fernandes. Marcelo Maciel revela mais detalhes: "vamos ter um bate-papo com eles, inclusive no vestiário, onde nossos ídolos serão recebidos pelo Cristóvão (Mendes, roupeiro) e o Ivan (Menezes, massagista), que tiveram o privilégio de viver essa época e também vão ser homenageados”, detalhou.
Além dos ex jogadores e diretores, o evento terá a participação de alguns torcedores do Papão. Dois torcedores adquirentes do programa Pra Cima Papão! e dois sócios bicolores vão participar da programação completa. Todos eles foram sorteados pelo clube alviceleste.
A CONQUISTA
A decisão da Série B de 1991 foi disputada em duas partidas contra o Guarani-SP. No confronto de ida, realizado no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o Paysandu perdeu por 1 x 0. No jogo de volta, realizado no dia 28 de maio, no estádio Mangueirão, em Belém, a equipe bicolor conseguiu reverter
Local: Alacid da Silva Nunes (Mangueirão) - Belém
Data: 26/05/1991 (Domingo)
Horário: 17h
Árbitro: Manoel Serapião Filho (BA)
Assistentes: Cláudio Falcão Seixas (BA) e Sérgio Tapioca da Silva (BA)
Resultado: Paysandu 2 X 0 - Cacaio aos 21 min. e Dadinho aos 36 min.
Renda: Cr$ 30.428.500,00
Público: 34.039 pagantes
Cartões Vermelhos: Biro-biro, Vonei, Julimar, Valmir, Jura e Zé Roberto aos 36 min. do 2º. tempo.
PAYSANDU - Luís Carlos, Paulo Cruz, Ari, Pedrinho e Léo; Edgard, Maurício (Jorginho Macapá) e Oberdan; Cacaio, Dadinho e Gerson. Técnico: Joel Martins.
GUARANI - Marcos Garça, Jura, Vladimir (Zé Roberto), Julimar e Valmir; Biro-biro, Vânder Luís e Edson Abobrão; Nenê (Adriano), Vonei e Claudinho. Técnico: Pepe.
Obs.: Os jogadores do Guarani protestaram com contra a validação do segundo gol do Paysandu, julgado por eles como irregular, e o árbitro expulsou 6 atletas bugrinos, sendo assim encerrada a partida por falta de número legal de jogadores. Com o resultado, a fiel bicolor comemorou o primeiro dos dois títulos conquistados na competição.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar