A Fifa anunciou oficialmente a composição dos potes e as regras que serão aplicadas no sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo do ano que vem, definindo o caminho das seleções. A Seleção Brasileira será cabeça de chave, um status determinado pelo ranking da Fifa, que foi o critério para a distribuição dos potes.
O Brasil ocupará o Pote 1, juntamente com as três nações anfitriãs — Canadá, México e Estados Unidos — e outras potências como Alemanha, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda e Bélgica.
Leia também:
- Sorteio da Copa 2026: veja data, horário e seleções classificadas
- Copa 2026: Fifa define duelos da repescagem mundial; veja!
- Messi marca e dá três assistências em goleada do Inter Miami
As seleções anfitriãs já têm seus grupos definidos: o México ficará na chave A, o Canadá na B e os Estados Unidos na D. Segundo as regras da Fifa, seleções da mesma confederação não poderão se enfrentar na fase de grupos, com a Europa sendo a única exceção. Devido ao número de vagas (16) versus o número de grupos (12), a Europa terá um limite de duas seleções por chave.
Um ponto de destaque na definição das regras é que as quatro melhores seleções do ranking da Fifa (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) ficarão em lados opostos da chave. A intenção da Fifa é evitar que as duas equipes mais bem ranqueadas se encontrem antes de uma eventual final, caso ambas avancem como líderes de seus grupos.
O sorteio acontecerá no dia 5 de dezembro em Washington, nos Estados Unidos, e o calendário detalhado da competição será oficializado no dia seguinte. As seleções classificadas via repescagem serão alocadas no Pote 4.
Ao todo, 16 seleções disputarão quatro vagas na Repescagem Europeia, enquanto a Repescagem Mundial dará as duas vagas restantes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar