
O futebol argentino amanheceu em silêncio nesta quarta-feira (8). Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors e um dos grandes nomes da história recente do clube, morreu aos 69 anos, em decorrência de um câncer de próstata. A informação foi confirmada pelo próprio clube.
Russo havia se afastado dos compromissos da equipe nas últimas semanas, após complicações de saúde. O treinador estava sendo acompanhado por familiares em Buenos Aires. Em respeito à sua memória, a Liga Profissional de Futebol adiou a partida do Boca contra o Barracas Central, que seria realizada neste sábado.
Leia Mais:
O nome de Miguel Russo está profundamente ligado à história do Boca Juniors. Foi sob seu comando que o clube conquistou a Copa Libertadores de 2007, última da galeria xeneize. Em duas passagens mais recentes, entre 2020 e 2021 e depois no retorno em maio deste ano, ele também ergueu o título argentino e a Copa da Liga Profissional.
Dónde más disfrutaste, donde más nos hiciste disfrutar.
— Boca Juniors (@BocaJrsOficial) October 9, 2025
¡Gracias por tanta gloria, Miguel! 💙💛💙 pic.twitter.com/cKQKMqwP27
Em Miami, onde a Seleção Argentina se prepara para enfrentar a Venezuela, os jogadores interromperam o treino para prestar um minuto de silêncio em homenagem ao técnico.
Antes de se consagrar à beira do campo, Russo foi volante do Estudiantes de La Plata, o único clube que defendeu em toda a carreira. Pelo time, foi bicampeão argentino nos anos 1980 e chegou à seleção nacional, mas uma lesão o impediu de disputar a Copa do Mundo de 1986.
A trajetória como técnico começou logo depois, em 1989, no Lanús, onde conquistou a segunda divisão argentina em 1992. Dirigiu ainda Estudiantes, Vélez Sarsfield, Racing, Colón, San Lorenzo e Rosario Central, além de clubes no Chile, Peru, Colômbia, Paraguai, México, Espanha e Arábia Saudita. Pelo Vélez, em 2005, conquistou o segundo título argentino.
Russo já havia vencido uma primeira batalha contra o câncer em 2017, quando comandava o Millonarios, da Colômbia. No entanto, o quadro voltou a se agravar neste ano. Em setembro, foi internado com infecção urinária e, pouco depois, decidiu se afastar do Boca definitivamente.
El Club Atlético Boca Juniors comunica con profunda tristeza el fallecimiento de Miguel Ángel Russo.
— Boca Juniors (@BocaJrsOficial) October 8, 2025
Miguel deja una huella imborrable en nuestra institución y será siempre un ejemplo de alegría, calidez y esfuerzo.
Acompañamos a su familia y a sus seres queridos en este… pic.twitter.com/czsB6lmNnq
O clube publicou uma nota nas redes sociais lamentando a perda:
"O Clube Atlético Boca Juniors comunica com profunda tristeza o falecimento de Miguel Ángel Russo. Miguel deixa uma marca inapagável em nossa instituição e será sempre um exemplo de alegria, cordialidade e esforço. Acompanhamos sua família e seus entes queridos neste momento de dor. Até sempre, querido Miguel.”
No último domingo, após a goleada sobre o Newell’s Old Boys, o capitão Leandro Paredes já havia enviado uma mensagem de apoio ao treinador:
“Dedicamos a vitória a Russo, é o cabeça do nosso grupo e está passando por esse momento nada lindo. Mandamos muita força a ele."
El Club Atlético Boca Juniors comunica que este jueves, de 10 a 22 horas, abrirá sus puertas para despedir a Miguel Ángel Russo en el Hall Central de Brandsen 805.
— Boca Juniors (@BocaJrsOficial) October 9, 2025
El velatorio continuará el viernes de 10 a 12 horas.
Para respetar la intimidad de su familia está prohibido tomar… pic.twitter.com/4pDuqT2l2n
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar