O Real Madrid disputa a final da Champions League neste sábado (1) contra o Borussia Dortmund em Wembley. O técnico Carlo Ancelotti falou sobre a decisão que pode garantir o 15º título aos Galácticos.
"Estamos muito encorajados, apesar das exigências de uma final. Queremos ter uma boa semana, treinando, com calma, com confiança. Esta é uma semana que queremos aproveitar, tendo em conta a dificuldade dos nossos adversários. Chegar à final é uma conquista para a temporada e temos a certeza de que faremos um bom trabalho", destacou.
Conteúdo Relacionado:
- Vini Jr conta como Real controla a ansiedade antes da final
- Real Madrid se prepara para a final da Champions em Wembley
"Não pensamos em ser favoritos. Estamos focados em jogar contra um adversário que merece chegar à final após eliminar times de alto calibre como PSG e Atlético. O Borussia é um time com qualidade, com comprometimento e atitude. Estamos convencidos de que teremos de sofrer, de lutar e de lutar, como fazemos em todas as partidas.", ressaltou.
Prévia do jogo
"A preparação para estes jogos é sempre a mesma. Estamos felizes por voltarmos a ser protagonistas do jogo mais importante da temporada. Estamos entusiasmados por estar este jogo e fazer parte. São 90 minutos, mas vamos dar o nosso melhor. Como jogador, já passei por isso três vezes, e como treinador, esta é a sexta vez. A próxima semana será como sempre, estou ansioso e feliz por estar aqui, mas primeiro quero aproveitar e fazer isso."
O presidente antes de uma final da Liga dos Campeões
"O presidente está sempre muito tranquilo antes deste tipo de evento, tem muita confiança e sempre demonstra seu amor por nós. Ele está muito feliz e contente por passar algum tempo conosco antes do jogo."
Confiança nos seus jogadores
"O frio vai chegar no sábado à tarde, estou preparado e é normal. Isso acontece em todos os jogos e tenho experiência. Estou muito confiante e encorajado com a minha equipe, porque posso vê-los como estão na Liga dos Campeões."
Características do Dortmund
“Destacam-se pela atitude, empenho e qualidade ofensiva. Possuem jogadores de qualidade, jovens, experientes e rápidos nas transições. Vamos nos mostrar como jogamos contra o PSG. Só quero lutar contra o que mais me preocupa.”
Preparação para a final
“Temos uma semana para preparar o jogo e vamos fazer bem. Vamos nos concentrar no trabalho defensivo e ofensivo. Precisamos ter uma ideia clara do que fazer e isso é o mais importante. Sempre faremos o certo. Também daremos informações claras aos jogadores para que eles tenham uma ideia clara do que fazer. Esta é a melhor maneira de eliminar o estresse. Quando você sabe o que fazer, fica focado e não pensa em outras coisas que possam causar estresse."
Colocando a cereja no bolo da temporada
"Tenho minha mente focada e vou me concentrar nisso. Não estou fazendo nada de especial. Sou supersticioso porque aprendi que é aleatório não ser supersticioso. Vamos aproveitar porque estamos cientes de que estamos fazendo algo especial durante a temporada e queremos nos concentrar em ganhar o título."
Eficiência na Liga dos Campeões
“É difícil e simples responder a esta pergunta: por que o Real Madrid é tão único nesta competição? Para todos os adeptos do Real Madrid e para nós, que também somos adeptos do Real Madrid, é algo especial e é uma competição na qual estamos mais concentrados.”
Veteranos e jovens
"Os veteranos são um exemplo. Esta geração já foi disputada muitas vezes, é uma geração que exige empenho e atitude positiva. Os veteranos contribuem, continuam a contribuir e continuam a fazer o futuro. Fizemos uma transição nos últimos anos e há menos veteranos. Os jovens assumem mais responsabilidades e esta é uma evolução que o clube está gerindo muito bem. Há muitos jogadores jovens com muita boa qualidade técnica, mas também há muitos que entendem o que é o Real Madrid."
Relacionamento Interpessoal
"Acredito que um aspecto fundamental da vida é o relacionamento interpessoal, ou seja, o relacionamento com sua família, amigos e quem trabalha com você. Tudo é baseado em uma relação de respeito. Sinto que estou fazendo isso e espero que as pessoas entendam. É mais importante o relacionamento interpessoal do que o relacionamento profissional."
A gestão do vestiário
“Não sou psicólogo, mas tenho experiência porque trabalhei muitos anos com vestiários. O relacionamento pessoal é mais importante na minha opinião e procuro tratar as pessoas com respeito, não só o aspecto tático, mas também o aspecto pessoal. Isso é fundamental num ambiente com 50 pessoas, onde passamos mais tempo juntos do que com minha esposa e meus filhos. Portanto, se não tivermos um bom relacionamento, não teremos um bom ambiente e não estaremos fazendo um bom trabalho."
Arda Güler
“Arda mostrou nos últimos jogos a sua qualidade, o seu talento e isso pode ser útil durante o jogo. Ele vai jogar porque tem uma tendência fantástica para marcar gols, tem 100% de aproveitamento e é uma opção para nós."
Qual é o seu momento favorito na Liga dos Campeões?
"Foram muitos momentos. Temos uma final muito parecida com a do final de 2022, com muito sofrimento. Tivemos uma fase de grupos espetacular, vencendo todos os jogos. Mas depois tivemos problemas como contra o Leipzig, quando o time não jogou muito bem, nas quartas de final, contra o City, conseguimos eliminar com uma atuação defensiva espetacular. Depois, tivemos que virar contra o Bayern na semifinal."
Último jogo de Kroos
"Este é o último jogo de Kroos e espero que ele possa encerrar a carreira vencendo a Liga dos Campeões, porque a nível individual ele merece. Mas vencer mais uma Liga dos Campeões não acrescenta nada à sua carreira. Este tem sido um jogador fantástico nestes 10 anos, fez parte da história do futebol e seria fantástico terminar com uma Liga dos Campeões."
"Nenhum jogador é tão bom como todos juntos"
"Atitude e comprometimento são a chave para superar todos os problemas que temos. Todos estão se esforçando agora, mas temos em mente as lições de Courtois, Militão e Alaba. Depois veio a ausência de dois meses de Vini, Bellingham, Camavinga e a ausência de um mês de Tchouameni devido a uma lesão. Mas, apesar de tudo isto, a atitude e o empenho nos permite ter uma temporada fantástica. A frase de Di Stefano é perfeita."
A experiência do Borussia
"Sabemos que o Borussia tem muita experiência nesta competição e é isso que importa. É uma equipe que, com mérito, chegou à final da Liga dos Campeões. Como as duas melhores equipes venceram na final da Liga dos Campeões? Sim. Não estamos mais em feiras, outros estão prontos para assistir à final na TV.”
Só mais uma coisa
“Não devo nada ao Real Madrid por marcar um gol. Tentarei fazer o melhor por este clube, que é especial. Não posso dizer isso sobre todos os clubes em que joguei. Sinto-me apenas mais um torcedor, como me senti em Milão. Isso está acontecendo comigo agora em Madrid. Agora tenho uma grande oportunidade de fazer algo por este clube. E vou dar o meu melhor."
Sobre o adversário na final da Liga dos Campeões
“Temos que estar preparados para todas as facetas do jogo. Teremos que nos defender porque o Borussia é forte nas transições com Sancho e Adeyemi. Eles são fortes no jogo aéreo e jogam com um bloco defensivo baixo. Jogamos de forma muito semelhante e em todos os aspectos do jogo, defendemos, com alta pressão e jogando com muitas transições, venceremos."
Final da Liga Europa
"Cada jogo tem a sua história. O Atalanta é um time italiano, queremos parabenizá-los e ao seu treinador Gasperini. Mas é um jogo diferente, com características e táticas diferentes. O jogo da Liga Europa foi decidido por pequenos detalhes, no momento certo, e o Atalanta foi melhor."
Qual será o goleiro?
“É muito difícil saber, porque ambos merecem jogar essa final. Lunin, que está com febre, está fazendo uma temporada espetacular, e Courtois é uma referência, todos sabem da qualidade dele. Tomaremos a decisão certa para o jogo final."
Rotina antes do dia da final
"Gosto de comer brócolis, salmão e macarrão, e é isso que vou comer. Depois, jogo um pouco de futebol de botão por uma hora, se possível. Imediatamente penso no jogo e, antes de começar, meu coração dispara. O batimento cardíaco acelera para 110 ou 120 batidas por minuto. Assim que o jogo começar, meu coração volta ao ritmo normal."
A evolução de Vini Jr.
“O trabalho que fazemos com o Vini tem sido bom. O crescimento de suas grandes qualidades, como se movimentar sem a bola, escolher quando jogar por dentro e quando jogar por fora, continua a progredir muito. Ele está mais focado nos prêmios coletivos, como vencer a Liga dos Campeões com o Real Madrid, do que nos prêmios individuais."
Informações para o vestiário
“Existem muitas formas de avaliar o time adversário. Assistimos a muitos vídeos dos seus jogos, mas não precisamos de mais histórias porque temos todas elas. Não precisamos dar mais informações aos jogadores."
Motivação para vencer a Liga dos Campeões
"Continuar a vencer a Liga dos Campeões é mais uma motivação. Podemos comparar-nos aos anos 50 porque levar o Real Madrid ao topo é uma grande fonte de motivação."
Superar as adversidades
"Quando Courtois se lesionou, tínhamos Andrey e contratamos o Kepa. Ele foi uma contratação muito boa porque, mesmo não jogando muito, contribuiu muito para o time. Quando o Alaba se machucou, poderíamos ter tido problemas, mas os jogadores aproveitaram a oportunidade. Quero agradecer ao Tchouameni pelo trabalho, porque ele jogou como zagueiro e não gostou muito, assim como o Camavinga, que joga no lado esquerdo e também não gosta. Meus jogadores vão se adaptar muito bem."
O futuro do Nacho
"A única coisa que o Nacho me disse foi que iríamos conversar depois do final e ele me disse para ligar porque ele ia estar ausente."
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar