plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
OPINIÃO

Gerson destaca a importância de Roni para novos talentos

O jogador venceu sua segunda Libertadores e disputará novamente o mundial; Pikachu é outro talento paraense fazendo história no futebol brasileiro.

Imagem ilustrativa da notícia Gerson destaca a importância de Roni para novos talentos camera O jogador têm sido destaque por onde passou | Foto: Reprodução/Web

Roni e a rota do sucesso

No Cartaz Esportivo de ontem, na Rádio Clube, Guilherme Guerreiro e eu conversamos com Roni, que saiu de Magalhães Barata para conquistar o mundo do futebol. Em tom tranquilo, voz contida, o atacante do Palmeiras falou sobre a luta para alcançar o status atual. Mostra consciência de seu papel como exemplo para outros meninos, que sonham com o sucesso nos gramados.

Bicampeão da Libertadores com a camisa do Palmeiras, Roni é o típico atacante de lado ágil e driblador. Vários outros jogadores com essas características fizeram história no futebol do Pará. Neves, Alfredinho, Lupercínio, Evandro, Balão, Landu.

Curiosamente, quase todos esses nomes surgiram meio ao acaso, sem que houvesse um trabalho sério de formação nos clubes. Nos anos 60 e 70, bons jogadores brotavam como mato, mas nos últimos anos essa fonte natural começou a secar.

No Remo, após uma desistência inicial, Roni despontou em 2014 pelas mãos de Walter Lima. Foi lançado como titular em 2015, ganhou o título estadual e saiu meio à francesa – não por sua culpa. Desfalcou o time dias antes da final da Copa Verde daquele ano.

Observado após as aparições no Remo, ganhou visibilidade e foi jogar no Cruzeiro, depois passou pelo Náutico e saiu para o Albirex Niigata (do Japão). Voltou ao Brasil em 2018, inicialmente encaminhado ao Botafogo, mas complicações no vínculo com o clube japonês acabaram mudando o destino de Roni.

A excelente fase no Atlético-PR acabou abrindo as portas do Palmeiras, onde está desde 2020. Inicialmente, enfrentou a má vontade da mídia paulistana porque não repetia o futebol mostrado no Furacão. Quando se sentiu em casa, despontou como o principal atacante do Verdão.

LEIA MAIS TEXTOS DO BLOG CLICANDO AQUI!

Desde então, ganhou duas Libertadores e vai disputar seu segundo Mundial de Clubes. Poucos boleiros paraenses tiveram tanto destaque. Mesmo sem ser muito lembrado por Tite, segue cotado para a Seleção que vai à Copa do Qatar ano que vem.

O jeito humilde é característica que Roni não perde, desde os tempos de agruras no Evandro Almeida. A cabeça no lugar é um aspecto que diferencia grandes atletas de simples peladeiros. Disciplinado, o camisa 7 demonstra ter a noção de que os cuidados com a carreira são fundamentais para quem pretende ir longe no ofício.

Deveria ser referência para os jovens que buscam espaço nas divisões de base, nem todos suficientemente focados nos objetivos de evolução. O futebol de hoje mostra que exemplos como o de Roni são cada vez mais raros. Entre os que se destacam só alguns poucos chegam ao topo.

Pikachu brilha no surpreendente Fortaleza

O gol da virada do Fortaleza sobre o Bahia, ontem, tinha que ser assinado por Pikachu, grande destaque do tricolor cearense, que fecha sua brilhante campanha no Brasileiro com a conquista do quarto lugar. Com elenco modesto, mas com um técnico inovador – o argentino Juan Pablo Vojvoda – e um punhado de bons jogadores, fez mais do que muitos clubes mais credenciados.

A festa da torcida do Fortaleza, que lotou o estádio Castelão, expressa o êxito da trajetória do clube na Série A. Anos depois de marcar presença na Série C e levar quase uma década para se reerguer, o Fortaleza chega a Libertadores e se prepara para novos desafios.

Nisso tudo, Pikachu tem um papel destacado, não apenas pelos muitos gols marcados. Consolidou-se como um ala ofensivo de qualidade, respeitado em todo o país e titular de todas as seleções dos melhores do campeonato, incluindo o Troféu Bola de Prata.

Depois de uma passagem brilhante pelo Vasco, embora pouco reconhecida, o ex-bicolor assume um papel de relevância como um dos melhores jogadores de lado, com contribuição importante nas articulações de meio-campo. Vojvoda tem muito a ver com isso, pois reposicionou Pikachu e deu a ele a confiança necessária para jogar seu jogo.

Pontos corridos: os riscos que o sistema revela

Desde que o sistema de pontos corridos passou a ser utilizado no Brasil, as principais divisões supostamente ganharam em meritocracia e valorização da regularidade. Em resumo, os resultados passavam a ser mais justos.

O problema – e sempre há um quando falamos de Brasil – é que as partidas finais dos campeonatos se transformaram em território livre para desconfianças e situações esquisitas. Enfim, vira uma fuzarca.

Sem a menor cerimônia, os clubes que não têm mais interesse em jogo escalam reservas facilitando a missão de salvamento de clubes amigos em apuros. A tal meritocracia vai para o ralo. Deveria haver um meio de impedir que tais liberdades que comprometem o equilíbrio da disputa.

Na rodada de ontem, cheia de emoção pela situação aflitiva do Grêmio, o campeão Atlético-MG simplesmente foi a campo com seu terceiro time. Como era previsível, perdeu. Não adiantou a mão amiga, pois o time gaúcho acabou eliminado pela combinação de resultados.

Grêmio que passou 37 rodadas hospedado na zona de rebaixamento e que, de fato, não merecia permanecer na elite. De toda sorte, as mazelas não se limitam ao time desossado que o Galo pôs em campo – fato escandaloso se o futebol fosse algo levado a sério no Brasil.

Há muito mais a considerar, incluindo as pífias e maneirosas arbitragens que se tornam coadjuvantes em jogos decisivos. Três penais – nos jogos Juventude x Corinthians e Fortaleza x Bahia – foram extremamente duvidosos, mesmo confirmados pelo VAR.

Aliás, o VAR sai dessa edição do Brasileiro mais avacalhado do que nunca, sem jamais garantir a lisura que o monitoramento eletrônico prometia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias