O acesso do Clube do Remo à Série A do Campeonato Brasileiro vai além do impacto esportivo e representa um avanço significativo para o futebol paraense como um todo. E como no futebol paraense uma coisa puxa outra, o crescimento azulino força até mesmo o Paysandu a se reorganizar e buscar caminhos para melhorar sua estrutura com foco no retorno imediato à Série B.
Impulsionado pelo novo patamar alcançado pelos clubes do estado, o Governo do Pará articula, em parceria com a mineradora Vale, a construção de Centros de Treinamento (CTs) para Remo e Paysandu. O tema foi discutido nesta terça-feira (23), durante uma videoconferência entre representantes dos dois clubes, do governo estadual e da Vale, que deve ser a responsável pelo investimento e pela execução das obras.
Conteúdo relacionado
- Previsto para janeiro, novo programa de sócio-torcedor do Remo terá "moeda virtual"
- Paysandu: Márcio Tuma mantém foco no planejamento do futebol

Através de suas redes sociais, o governador Helder Barbalho informou que cada clube irá apresentar seu projeto de CT para avaliação da empresa. "Os dois clubes irão apresentar os seus projetos para que a Companhia Vale, aceitando a proposta, possa realizar as obras e entregar os dois Centros de Treinamento prontos para as duas equipes", detalhou.
Segundo o chefe do Executivo paraense, a iniciativa vai além da estrutura profissional e tem impacto direto na formação de atletas e no desenvolvimento social. A expectativa é que os novos centros fortaleçam especialmente as categorias de base dos clubes. "Esperamos, com isso, fortalecer as categorias de base, descobrindo talentos e realizando projetos sociais importantes para que essa garotada talentosa", disse.
Com os novos centros de treinamento, a expectativa de Helder Barbalho é voltada principalmente para a capacitação e desenvolvimento de novos talentos em Leão e Papão. "Que estes meninos ou meninas, possam se desenvolver ainda mais através do esporte e, claro, que os times possam ter vitórias e sucesso na representação dessas torcidas magníficas", destacou Helder Barbalho.

Remo e Paysandu enaltecem a parceria
O presidente do Clube do Remo, Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão, celebrou a parceria e ressaltou a importância histórica do projeto para o clube azulino. "Graças ao governador nós estamos tendo essa alegria e essa satisfação de firmar essa parceria, no sentido de construir esse Centro de Treinamento e no apoio ao esporte paraense", afirmou.
Já o presidente do Paysandu, Márcio Tuma, classificou o momento como um divisor de águas para o futebol do estado e para a juventude paraense. "É uma grande virada de chave. Tenho certeza de que, com essa parceria, a gente vai poder dar dignidade para aquelas crianças e adolescentes que querem uma oportunidade, a formação pelo esporte", enfatizou.
Crescimento estrutural
A construção dos CTs representa um salto estrutural para Remo e Paysandu, elevando o nível de preparação, profissionalização e desenvolvimento de atletas. A iniciativa também consolida o futebol paraense em um novo cenário nacional, alinhando desempenho esportivo com investimentos duradouros fora das quatro linhas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar