
Às vésperas de mais um Re-Pa, válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, uma notícia envolvendo o árbitro escalado para o jogo acendeu o alerta nos bastidores. O árbitro paulista do quadro da FIFA, Matheus Delgado Candançan, de 27 anos, foi designado pela Confederação Brasileira de Futebol para comandar o clássico desta terça-feira (14), às 19h30, no Estádio Mangueirão. No entanto, um pedido de suspensão contra ele foi protocolado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no último dia 8 de outubro.
O motivo da denúncia remete ao empate por 1 a 1 entre Juventude e Internacional, pela 25ª rodada da Série A no dia 27 de setembro. Na ocasião, o Juventude reclamou de dois lances decisivos: um pênalti não marcado em cima do atacante Ênio e uma falta de Victor Gabriel, do Inter, que deveria ter resultado em expulsão. A intervenção não veio nem o árbitro em campo nem o VAR, comandado por Diego Pombo Lopez.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Torcedores de Remo e Paysandu pedem ajuda à Virgem de Nazaré
- Re-Pa é confiança para os objetivos das duas equipes na Série B
Dias depois, em reunião com o clube gaúcho, a própria Comissão Nacional de Arbitragem da CBF teria reconhecido o erro grave, especialmente na não marcação da penalidade máxima. Mesmo assim, Candançan escreveu na súmula que "nada houve de anormal".
Quer receber mais notícias sobre o Re-Pa? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Com base nesses episódios, a Procuradoria do STJD denunciou tanto Candançan quanto Diego Pombo Lopez pelo artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "deixarem de observar regras da modalidade em lances notoriamente equivocados". Se condenados, os dois podem ser suspensos por um período de 30 a 360 dias.
Estreia no clássico
Apesar da denúncia, Candançan foi mantido na escala da CBF e fará sua estreia como árbitro principal no Re-Pa, que é considerado o mais disputado da história do futebol mundial. Ele já esteve em Belém em janeiro deste ano, quando atuou como quarto árbitro na Supercopa Rei entre Flamengo e Botafogo, também realizada no Mangueirão.
A equipe de arbitragem para o duelo entre Leão Azul e Papão da Curuzu será composta também pelos assistentes Daniel Paulo Ziolli e Evandro de Melo Lima, ambos de São Paulo. No VAR, o responsável será Carlos Eduardo Nunes Braga, do Rio de Janeiro.
RE-PA decisivo
O clima é de decisão. O Remo, embalado por uma sequência de três vitórias sob o comando de Guto Ferreira, ainda sonha com o acesso. Já o Paysandu vive um momento crítico na luta contra o rebaixamento. A tensão dentro e fora de campo já é típica de um Re-Pa, e a polêmica envolvendo a arbitragem adiciona mais um capítulo à narrativa de um clássico que nunca é morno.
Para as duas torcidas, resta a expectativa de que, independentemente das polêmicas fora das quatro linhas, o jogo seja decidido no talento, na raça — e com a justiça que a grandeza do confronto exige.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar