plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
"NAMING RIGHTS"

Mangueirão e Mangueirinho podem agregar empresas no nome

Mudanças nos nomes do Estádio do Mangueirão e Arena Guilherme Paraense estão em discussão. Audiência pública nesta quinta-feira (26), abordará 'naming rights'. No futebol paraense, Remo e Paysandu já adotam a prática em seus estádios.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mangueirão e Mangueirinho podem agregar empresas no nome camera Arena Mangueirinho e Estádio Mangueirão | Agência Pará

Nos próximos meses, o Estádio do Mangueirão e a Arena Guilherme Paraense, conhecida como Mangueirinho, podem passar por mudanças nos seus nomes. Isso porque o Governo do Estado do Pará está avaliando a possibilidade de vender os direitos de nomeação desses espaços públicos, uma prática conhecida como "naming rights".

Nesta quinta-feira (26), será realizada uma audiência pública para discutir essa proposta. Além do Mangueirão e do Mangueirinho, também estão na pauta a Estação das Docas, o Hangar Centro de Convenções e o Mangal das Garças. A iniciativa faz parte de uma estratégia da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), que busca garantir transparência e envolver a população no processo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Durante a audiência, serão apresentados os impactos econômicos, sociais e culturais dessa proposta. A ideia é que a venda dos nomes leve em consideração critérios de sustentabilidade, além de aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Recentemente, a Assembleia Legislativa do Pará aprovou a Lei Estadual nº 10.963/2025, que permite a exploração publicitária de equipamentos públicos, sempre preservando as denominações originais. O objetivo é atrair investimentos privados para modernizar e valorizar esses espaços públicos.

USO JÁ É COMUM NO FUTEBOL PARAENSE

No futebol paraense, o uso de "naming rights" já é uma realidade. Remo e Paysandu firmaram contratos com o Banco do Estado do Pará (Banpará) em 2021, que resultaram na mudança dos nomes de seus estádios para Estádio Banpará Baenão e Estádio Banpará Curuzu.

Fora do Pará, essa prática é bastante comum. Estádios como a Arena Fonte Nova, na Bahia, a Neo Química Arena, em São Paulo, o Allianz Parque, do Palmeiras, e o Morumbi, do São Paulo, já adotaram nomes comerciais.

O "naming rights" é uma estratégia de marketing esportivo que permite às empresas associar suas marcas a grandes espaços esportivos, gerando receita para os clubes e entidades. Mundialmente, essa prática é rotina, com multinacionais como Allianz, Etihad e Emirates dando nomes a estádios de times famosos na Europa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias