plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VIVA O DOUTOR!

Vídeo: Paraense Sócrates completaria 70 anos. Relembre gols!

Sócrates marcou época com as camisas do Corinthians e da Seleção Brasileira

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: Paraense Sócrates completaria 70 anos. Relembre gols! camera Sócrates deixou um grande legado no futebol brasileiro e na sociedade. | Arquivo / CBF

O futebol paraense é um celeiro de grandes jogadores e um dos maiores ídolos do Corinthians recebe todas as homenagens, neste dia, quando faria aniversário.

Nesta segunda-feira (19), o paraense Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou simplesmente “doutor Sócrates”, completaria 70 anos de idade.

Com toda a carreira feita no Estado de São Paulo, o ex-jogador teve seu inicio de vida aqui no Pará. Nasceu na Fundação Santa Casa de Misericórdia, no bairro do Umarizal, em Belém, e chegou a viver na cidade de Capitão Poço, distante cerca de 220 quilômetros da capital paraense. Ele saiu do município com apenas quatro anos de idade.

CONTEÚDO RELACIONADO

Morou na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e por lá começou a sua história no futebol jogando no Botafogo-SP. Entre os treinos e gramados, o então garoto Sócrates se dedicou a carreira de médico e se formou em medicina na Universidade de São Paulo (USP), sendo apelidado de “doutor Sócrates”.

Depois do sucesso no Tricolor o atleta se mudou para o Corinthians e conseguiu grandes títulos, como por exemplo, o Paulistão de 79,82 e 83. Mais do que isso, criou a “Democracia Corintiana”, movimento que lutou pelas Diretas Já, quando os brasileiros queriam exercer o direito de voto para eleger os seus representantes.

Corinthians 2 x 1 Palmeiras - Paulista de de 1980 Nei Medina

Além do Timão, Sócrates passou por clubes como Flamengo, Fiorentina-ITA, Santos e encerrou a carreira no Botafogo-SP, em 1989. Também jogou as Copas de 82 e 86 com a Seleção Brasileira e deixou sua marca nos dois mundiais com a amarelinha.

A M A R U

Em uma entrevista concedida nos anos 90, Sócrates declarou que queria morrer no dia em que o Corinthians fosse campeão. Por ironia do destino, ela aconteceu: o ex-jogador morreu em 4 de dezembro de 2011, por complicações de saúde. Horas depois da morte, o Timão foi campeão brasileiro com um empate em 0 a 0 diante do arquirrival, o Palmeiras, em jogo realizado no estádio do Pacaembu.

Quer saber mais de esporte? Acesse o canal do DOL no Whatsapp

SÓCRATES EM NÚMEROS

  • Jogos: 725
  • Gols: 302
  • Títulos: Paulistão (79,82 e 83), Carioca (86), Copa União (87)

E MAIS

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias