Sob a influência de um dos maiores clássicos do cinema mundial, toda uma geração cresceu assistindo "Rocky", um lutador de boxe interpretado por Sylvester Stallone que, mais do que um personagem, moldou um estilo de vida motivacional e evidenciou ainda mais um esporte o qual, desde sempre, chamou a atenção dos espectadores pela técnica e resiliência de quem o pratica.
E, pensando nesta grande influência positiva que o boxe possui sobre os pugilistas, que Zezé Macedo, mais conhecido como "Zezé do Boxe", decidiu organizar o evento "Nocaute na Violência", que chega à sua 43ª edição e a última de 2022 na manhã deste domingo (04), com duelos profissionais e amadores na sede do Mormaço, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Veja também:
Paysandu e Remo vencem na rodada final do basquete
Sub-17: Paysandu elimina Clube do Remo após empate
A luta principal deste domingo no boxe profissional será entre o paraense William Coutinho e o paulista Raiuga Eugênio. A disputa terá validade para contar no ranking do título brasileiro.
Estão previstas 30 lutas do boxe amador, oito de Muay Thai amador e duas de boxe profissional. Ao todo, 42 equipes e 122 atletas estão inscritos nesta edição do evento.
"NOCAUTE NA VIOLÊNCIA"
Criado em 2012, o "Nocaute na Violência" auxilia centenas de jovens a ingressarem no mundo do boxe, promovendo lutas e a profissionalização de quem sonha em atuar nos ringues, além de utilizar o esporte para retirar crianças e adolescentes da ociosidade e de possíveis más influências advindas da criminalidade.
Hoje em dia, 60 clubes e academias fazem parte do projeto com aproximadamente 600 jovens inscritos. Ao longo de sua história, o "Nocaute na Violência já revelou grandes talentos, os quais fazem ou já fizeram parte da Seleção Brasileira, além de outros que estão dentro do quadro de atletas das Forças Armadas.
Em seus 10 anos de história, o evento já se tornou um dos maiores do boxe amador dentro da América do Sul, contando com a participação de pugilistas vindos de vários estados brasileiros como Amazonas, Amapá, São Paulo, entre outros.
HOMENAGEM
Durante o evento, o presidente do Grupo RBA Jader Filho, foi homenageado pela Associação. Para Jader Filho, o apoio ao projeto esportivo é uma forma de incentivar a realização de mais eventos dessa natureza, que promovem a diminuição da criminalidade, na melhoria da saúde e, principalmente, na formação do cidadão por meio da educação e disciplina exigidas pela prática do boxe.
“Esse processo de socialização que nós vemos aqui é muito importante para a sociedade. É por isso que a gente sempre apoia essas iniciativas”, afirmou Jader. “A gente fica muito feliz de estar aqui hoje e receber essa premiação, esse reconhecimento, mas na verdade, o que queremos é poder ajudar para que atitudes como essas possam acontecer em maior quantidade e ajudem a nossa juventude a crescer e buscar o esporte, que é uma grande solução para o futuro dessa criançada”, completou.
Também foram homenageados o deputado Iran Lima; o secretário de Esportes e Lazer Nivan Noronha; e o governador Helder Barbalho. Estiveram presentes ao evento o procurador da República Alan Mansur e o juiz eleitoral Rafael Fecury.
"ZEZÉ DO BOXE"
Com 69 anos de idade e 51 anos de carreira, "Zezé do Boxe" já foi homenageado pelo Conselho Nacional de Boxe como o treinador que mais ganhou títulos. O técnico paraense também é ex-campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC), e, desde 2012, se dedica a oportunizar a jovens a chance de aprenderem e se profisisonalizarem no boxe.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar