plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO

CBF adia uso do VAR semiautomático na Série A após impasse entre clubes

Entre os estádios que já receberam a estrutura está o Mangueirão, em Belém, que sediou o primeiro evento-teste da tecnologia no empate em Remo 1 x 1 Palmeiras

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia CBF adia uso do VAR semiautomático na Série A após impasse entre clubes camera O VAR semiautomático no Brasileirão foi adiado. | Pedro Sodré, ascom Seel

A implementação do VAR semiautomático no Campeonato Brasileiro terá de esperar mais um pouco. Apesar do avanço da tecnologia em diversos estádios do país e da expectativa para sua utilização ainda nesta temporada, os clubes da Série A decidiram, em maioria, adiar a adoção do sistema até que todas as arenas da competição estejam devidamente preparadas.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou a decisão, e a previsão agora é que a novidade passe a funcionar apenas no segundo semestre. O principal motivo para o adiamento foi a falta de consenso entre os clubes sobre o início parcial da operação.

Conteúdo relacionado

Parte das equipes defendia que o recurso fosse utilizado apenas nos estádios já aptos, enquanto outra ala considerava que a tecnologia deveria estrear de forma padronizada em toda a competição, evitando diferenças estruturais entre os mandantes. Com isso, a CBF optou por aguardar a conclusão das instalações e testes restantes antes de oficializar o uso do sistema.

Entre os estádios que já receberam a estrutura do VAR semiautomático está o Mangueirão, em Belém, que sediou o primeiro evento-teste da tecnologia no empate em 1 a 1 entre Remo e Palmeiras. Além da principal praça esportiva paraense, também já contam com o sistema instalado o Maracanã, Beira-Rio, Neo Química Arena, Allianz Parque, Couto Pereira, Arena da Baixada, São Januário, Arena Condá, Arena MRV e Arena do Grêmio.

Estádios que ainda não aderiram a nova tecnologia

Por outro lado, ainda faltam receber os equipamentos os estádios Morumbis, Nilton Santos e Maião, o que impede a uniformização necessária para a liberação oficial da ferramenta.

O VAR semiautomático promete agilizar principalmente as decisões relacionadas a impedimentos, utilizando inteligência artificial, câmeras especiais e rastreamento automático dos jogadores em campo. A expectativa da CBF é que, após a conclusão das instalações pendentes e novos testes operacionais, a tecnologia esteja plenamente disponível para toda a Série A no decorrer do segundo semestre.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!