plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PISOU FEIO NA BOLA

"Não pode botar mulher para apitar", diz jogador do Bragantino após derrota

Após polêmica, Gustavo Marques se desculpa por declarações machistas sobre a árbitra Daiane Muniz após eliminação do Bragantino no Paulistão.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia "Não pode botar mulher para apitar", diz jogador do Bragantino após derrota camera Autor do gol do Bragantino, o zagueiro Gustavo Marques fez declarações machistas após eliminação no Paulistão. | Reprodução/TNT Sports

A derrota por 2 a 1 do Red Bull Bragantino para o São Paulo Futebol Clube, que culminou na eliminação da equipe do interior no Campeonato Paulista, foi marcada por forte polêmica fora de campo. Autor do gol do Bragantino, o zagueiro Gustavo Marques disparou críticas agressivas contra a árbitra Daiane Caroline Muniz dos Santos, com declarações de cunho machista.

Ainda no gramado, ao comentar o resultado, o defensor direcionou ataques à arbitragem e afirmou que uma mulher não deveria apitar um jogo “deste tamanho”, questionando a capacidade da profissional para comandar uma semifinal do estadual. Segundo ele, a árbitra teria favorecido o time do Morumbi e “acabado com o sonho” da equipe.

Conteúdo relacionado

“Mas, primeiramente eu quero falar da arbitragem. Porque não adianta a gente jogar contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians... e eles colocarem uma mulher para apitar um jogo deste tamanho. Eu acho que ela não foi honesta pelo que ela fez. Eu acho que o São Paulo tem todo mérito, pela camisa, pela tradição que tem. Eu acho que ela puxou pra eles, porque independente da situação, o Red Bull é grande, mas pra ela o São Paulo foi melhor, foi maior", disse o jogador.

Ele falou, ainda: “Ela errou desde quando começou o jogo. O São Paulo já começou a segurar o jogo, e ela falava que o Cleiton segurava o jogo, que eu segurava o jogo… ela não teve critério para as duas equipes. Eu acho que a Federação Paulista tem de olhar isso. Não porque o Red Bull é pequeno. O Red Bull é muito grande. E pode ter certeza que vamos fazer muita história esse ano”.

As declarações geraram imediata repercussão negativa. Horas depois, Gustavo Marques utilizou as redes sociais para se retratar. O jogador afirmou que estava “de cabeça quente” e frustrado com a eliminação. “Estava de cabeça quente e muito frustrado pelo resultado da nossa equipe e acabei falando o que não deveria e poderia. Isso não justifica minha atitude e peço desculpas a todas mulheres e em especial a Daiane”, escreveu no Instagram.

Pedido de desculpas

Ele também reconheceu a “infelicidade da declaração” e prometeu aprender com o erro. Em nota oficial, o Red Bull Bragantino repudiou a fala do atleta. O clube declarou que “não compactua e repudia a fala machista” e destacou que, embora a eliminação seja frustrante, nada justifica o ocorrido. A diretoria informou ainda que estuda uma punição ao jogador nos próximos dias.

Quer saber mais matérias de esporte? Acesso nosso canal no WhatsApp.

Segundo o clube, Daiane Muniz aceitou o pedido de desculpas, mas cobrou mais responsabilidade do atleta. De acordo com a nota, a árbitra pediu que Gustavo reveja suas declarações e tenha mais cuidado, ressaltando que estar “de cabeça quente” não justifica comentários preconceituosos. A Federação Paulista de Futebol também se manifestou de forma contundente.

Posicionamentos

Em comunicado, classificou as falas como “primitivas, machistas, preconceituosas e misóginas”, reforçando que é inaceitável questionar a capacidade de um árbitro com base em gênero. A entidade destacou que Daiane Muniz é árbitra do quadro FPF/CBF/FIFA, com reconhecida qualidade técnica, e afirmou que encaminhará o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para as providências cabíveis.

Próximo jogo

Eliminado do Paulistão, o Bragantino agora volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Athletico Paranaense na próxima quarta-feira, em casa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias