Tricampeão mundial pela Seleção Brasileira como jogador e ex-treinador da equipe nacional, Emerson Leão voltou a causar polêmica nesta terça-feira (4). Durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol (FBTF), realizado na sede da CBF, o ex-goleiro reafirmou sua rejeição a técnicos estrangeiros no comando de times brasileiros — e o fez logo após receber uma homenagem das mãos de Carlo Ancelotti, atual técnico da Seleção.
“Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Estou falando aqui, na frente da nossa casa. Antes eu falava que não suportava, não suportaria treinador estrangeiro. E não mudo. Não mudo a minha opinião”, declarou Leão, a poucos metros de Ancelotti, arrancando reações no auditório.
Conteúdo relacionado
O episódio ocorreu durante a cerimônia de abertura do Fórum, que contou com a presença de Carlo Ancelotti, do coordenador executivo de seleções masculinas Rodrigo Caetano, do técnico da Seleção Feminina Arthur Elias e da coordenadora executiva Cris Gambaré. Ancelotti, convidado especial, havia sido chamado ao palco para entregar uma placa de homenagem a Emerson Leão, reconhecendo sua trajetória como atleta e técnico.
Em tom descontraído, o ex-goleiro brincou com o italiano antes de seu discurso: “Já levei um gol dele”, disse Leão, arrancando risadas do público. No entanto, o clima leve deu lugar a declarações firmes assim que o ex-técnico pegou o microfone para falar sobre sua visão a respeito de estrangeiros no futebol brasileiro. “Nós somos os culpados”.
Invasão de treinadores estrangeiros no Brasil
Apesar do tom crítico, Leão reconheceu que a presença de técnicos estrangeiros é, em parte, consequência de falhas dos próprios treinadores brasileiros. “Temos que ser inteligentes o suficiente pra dizer que isso tudo tem um culpado: nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores. Não estamos falando de nomes ou nacionalidades, mas de erro nosso. Eu já parei, não sou mais treinador, mas continuo colaborando quando solicitado”, afirmou.
O ex-técnico, contudo, não deixou claro se realmente mudou de opinião sobre o tema, já que em sua fala alternou entre reconhecer erros e reafirmar sua aversão à presença de estrangeiros no país. Após a cerimônia de abertura e as homenagens, Carlo Ancelotti e Rodrigo Caetano deixaram o local. O evento segue até o fim da tarde desta terça-feira, com painéis e debates sobre o futuro da categoria.
Assista o vídeo
Oswaldo Oliveira, múmia do futebol, e Emerson Leão, um dos piores técnicos que a seleção brasileira já teve, protagonizaram um vergonhoso episódio de xenofobia e ciuminho na frente do Ancelotti, defendendo técnicos BR.
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) November 5, 2025
A Federação dos Treinadores emitiu um pedido de desculpas. pic.twitter.com/1PyaZ5wCLu
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar