
A emoção veio antes mesmo do apito inicial no Maracanã. Antes de defender o Fluminense no clássico contra o Vasco, o goleiro Fábio foi homenageado pela CBF por atingir a marca de 1.391 partidas, que o torna o jogador com mais jogos na história do futebol mundial.
Mas o troféu entregue pelas mãos do presidente da entidade, Samir Xaud, não foi um prêmio comum. A peça recria uma das memórias mais simbólicas da vida do arqueiro: o dia em que o pai, José Ramão, deu ao filho uma taça que ele mesmo havia conquistado, apenas para que o menino tivesse algo para premiar o campeão de um torneio de futsal em Nobres (MT).
Conteúdo Relacionado:
Na época, Fábio era só uma promessa em quadras escolares. O treinador, conhecido como Neko, pediu que o garoto conseguisse um troféu para o jogo final. Sem pensar duas vezes, José Ramão entregou o próprio prêmio.
Ao receber o objeto, o técnico percebeu que a placa estava colada do avesso e, ao virar, descobriu que aquela taça tinha sido de uma competição em que o pai de Fábio havia sido vice-campeão.
Décadas depois, a história foi eternizada na homenagem. O novo troféu traz o símbolo de uma mão com luva de goleiro e o dedo apontando para o céu, gesto que Fábio repete a cada partida, acompanhado da frase: "A Deus toda glória".
Na base, uma placa magnética lembra o recorde de 1.391 jogos. Do outro lado, há uma réplica fiel da inscrição do antigo troféu do pai: "Ao vice-campeão 1ª Divisão Nobres – 15 de março de 1991", uma forma de unir duas gerações marcadas pelo amor ao futebol.

Ao entregar a taça, o presidente Samir Xaud resumiu o significado do momento.
"Hoje celebramos mais do que um recorde. Celebramos uma trajetória de fé, disciplina e amor ao futebol. A história desta taça diz muito sobre quem é o Fábio: um profissional que transformou superação em legado e que inspira gerações", comentou
Aos 44 anos, Fábio segue fazendo história sob o mesmo lema que marcou a carreira: fé, família e dedicação. E agora leva consigo, de forma definitiva, a lembrança do pai que o ensinou a vencer com humildade.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar