
A conturbada gestão de Ednaldo Rodrigues na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao que tudo indica poderá chegar aos seus dias finais.
Apesar de ser o segundo afastamento do presidente por vias judiciais, o momento realizado por 19 presidentes de federação fez com que ele enfraquecesse no cargo, no qual já surge um possível sucessor em consenso.
Após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, ocorrido na noite da última quinta-feira (15), vários presidentes de federações estaduais assinaram um manifesto defendendo a “renovação do futebol brasileiro”, dentre os quais estava presente a assinatura do presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul.
"Samir Xaudy, presidente da Federação de Roraima", segundo relata Gluck Paul, é p nome que mais agrada ao grupo.
CONTEÚDO RELACIONADO
- FPF se une a 18 federações e 'abandona' Ednaldo Rodrigues
- Audiência de Coronel Nunes é cancelada por motivos de saúde
- Sarney pede na Justiça afastamento do presidente da CBF
- Ednaldo Rodrigues é afastado novamente da presidência da CBF
Com 41 anos, a candidatura de Xaud vem ganhando força, especialmente após uma nova eleição para a presidência da CBF ser convocada por Fernando Sarney, um dos atuais vices da entidade e interventor nomeado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ainda não há uma data definida para essa eleição.
QUEM É SAMIR XAUDY?
Samir Xaud é médico especialista em infectologia e medicina esportiva, além de empresário no ramo de saúde e bem-estar. Em janeiro deste ano, ele foi eleito para substituir seu pai, Zeca Xaud - que ficou na presidência da FRF por mais de 40 anos - com mandato até 2030. Caso seja eleito presidente da CBF, ele não assumirá o comando da federação de Roraima.
O perfil jovem de Samir é visto com bons olhos por muitos dirigentes, que acreditam que sua experiência na gestão do futebol local e seu foco na renovação podem trazer mudanças positivas para o esporte nacional. No entanto, há preocupações sobre a influência política na indicação, além da pouca relevância de Roraima no cenário do futebol brasileiro, já que o estado possui apenas um clube na Série D do Campeonato Brasileiro.
Samir também tem uma trajetória na política, tendo tentado se eleger deputado estadual em 2018 e deputado federal em 2022, recebendo votos em ambas as campanhas. Desde 2023, ele atua na gestão da Federação Roraimense, buscando desenvolver o futebol no estado e envolver mais empresas e o poder público na competição local.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar