O Flamengo planeja reformar o elenco e aproveitará a janela de transferências de julho para iniciar as mudanças. O objetivo é rejuvenescer e dar mais alternativas ao técnico Jorge Sampaoli, o que pode implicar na saída de alguns veteranos. Jogadores que atuam no meio de campo e no ataque são prioridade.
O período de contratações se inicia em 3 de julho, mas o clube já anunciou o acerto com o atacante Luiz Araújo. Outros nomes estão na lista, como os do meia De La Cruz, do River Plate, e do volante Pablo Roberto, do Remo.
LEIA TAMBÉM:
Grupo criminoso tentou manipular jogo do Flamengo em 2022
Flamengo negocia a contratação de Luiz Araújo, ex-São Paulo
Na verdade, o Rubro-Negro planeja mudar o elenco em duas fases: a primeira é a chegada de novos jogadores e a segunda é a saída de alguns veteranos.
No que diz respeito às novas contratações, a ideia é assinar com jogadores que tenham alguma experiência, mas sem idade elevada. Como são os casos de Luiz Araújo, de 27 anos, e De La Cruz, que completa 26 no começo de junho.
Já em relação às saídas, o objetivo é diminuir a média de idade do grupo, especialmente dos que têm mais destaque. Isso pode afetar David Luiz, Arturo Vidal e Marinho, que não estão apresentando o mesmo desempenho de 2022.
David foi peça fundamental nas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, sendo titular indiscutível e um dos líderes do time. Ele tem uma cláusula que permite a renovação automática se jogar um número determinado de partidas. Mas esse ponto pode ser revisto se ambas as partes concordarem que é hora de encerrar o ciclo.
Vidal, que já trabalhou com Sampaoli na seleção do Chile, ainda tem espaço no time, mas dificilmente vai continuar no Ninho do Urubu. Marinho vem perdendo protagonismo nos últimos jogos, e a contratação de Luiz Araújo, que joga na mesma posição e é canhoto, acelera o fim da sua passagem pelo Flamengo. Os três têm vínculo até dezembro deste ano.
CASO A CASO
O Flamengo tem outros veteranos do elenco que estão com o contrato perto do fim, como Everton Ribeiro, Bruno Henrique, Filipe Luís e Rodrigo Caio. A diretoria ainda não iniciou negociações e trata caso a caso. Há o interesse em manter parte deles.
Everton Ribeiro, que chegou ao clube em 2017 e renovou seu vínculo até 2023, é um dos principais líderes e craques do time. O meia de 34 anos foi sondado por clubes do Brasil e de fora, mas ainda não recebeu uma proposta oficial de renovação do Flamengo, que deve bater o martelo no segundo semestre.
Bruno Henrique, que foi contratado em 2019 e também tem contrato até 2023, é outro destaque do ataque rubro-negro. O atacante de 31 anos é bem cotado com o técnico Jorge Sampaoli, que o considera um jogador versátil e decisivo. O Flamengo deve oferecer uma renovação ao jogador, mas ainda não definiu os valores.
Filipe Luís, que chegou ao Flamengo em 2019 após uma longa carreira na Europa, tem contrato somente até dezembro deste ano. O lateral-esquerdo de 36 anos avalia a aposentadoria para o fim de 2023. O jogador é uma interrogação para 2024, pois depende de seu rendimento físico e técnico. Desde o início da temporada, ele tem sido atrapalhado por lesões.
Rodrigo Caio, que está no Flamengo desde 2019 e tem contrato até 2023, é o principal zagueiro do elenco. O Flamengo ainda não procurou o defensor de 29 anos para renovar seu contrato, mas tem interesse em mantê-lo por mais tempo.
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar