plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
METERAM A MÃO NO BRASA

CBF contesta arbitragem à Fifa após vitória do Brasil contra Escócia

Para reforçar seu argumento, a entidade utilizou como exemplo um lance envolvendo Lionel Messi na vitória da Argentina sobre a Áustria, pela segunda rodada.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia CBF contesta arbitragem à Fifa após vitória do Brasil contra Escócia camera A CBF reclama à FIFA da arbitragem na Copa do Mundo. | Willian Volcov, Brazil Photo Press - Folhapress

Mesmo após a vitória por 3 a 0 sobre a Escócia e a classificação encaminhada na Copa do Mundo de 2026, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu levar à Fifa uma reclamação formal sobre a atuação da arbitragem. A entidade questiona os critérios adotados pelo árbitro de vídeo (VAR) e pede uniformidade nas decisões ao longo do torneio. A entidade encaminhou uma carta à Fifa contestando a atuação da equipe de arbitragem disputada na última quarta-feira (24).

Na partida válida pela fase de grupos da Copa do Mundo, o principal alvo da reclamação é a anulação de um gol de Vinicius Junior após revisão do VAR. O lance ocorreu aos 20 minutos do primeiro tempo. Depois da checagem das imagens, a arbitragem apontou uma falta do atacante brasileiro sobre o zagueiro Jack Hendry na origem da jogada e invalidou o gol. Apesar da decisão, Vinicius voltou a balançar as redes antes do intervalo, enquanto Matheus Cunha marcou o terceiro gol da vitória brasileira na etapa final.

Conteúdo relacionado

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, a CBF afirma que o objetivo da manifestação não é alterar o resultado da partida, mas solicitar que os critérios de utilização do VAR sejam aplicados de forma uniforme, transparente e igualitária em todos os jogos da competição. Para reforçar seu argumento, a entidade utilizou como exemplo um lance envolvendo Lionel Messi na vitória da Argentina sobre a Áustria, pela segunda rodada do Grupo J.

Na avaliação da confederação, a jogada que originou o primeiro gol da seleção argentina apresentou características semelhantes à do gol anulado de Vinicius Junior, mas não recebeu intervenção do árbitro de vídeo. A carta enviada à Fifa também destaca que a revisão surpreendeu não apenas os jogadores brasileiros, mas os próprios atletas da Escócia, que, segundo a CBF, não demonstraram expectativa de que o lance fosse analisado ou anulado pelo VAR.

Escolha do árbitro também foi motivo de reclamação

Além da contestação sobre a arbitragem de vídeo, a entidade brasileira também questionou a escolha do árbitro mexicano Cesar Arturo Ramos para comandar a partida. A CBF argumenta que o histórico do juiz em jogos da Seleção deveria ter sido considerado pela Comissão de Arbitragem da Fifa. A insatisfação remonta à Copa do Mundo de 2018, quando Ramos apitou o empate por 1 a 1 entre Brasil e Suíça.

Na ocasião, a confederação apresentou uma reclamação formal alegando que o árbitro não utilizou o VAR em um lance de suposta falta sobre João Miranda em cobrança de escanteio e também deixou de assinalar um pênalti sobre Gabriel Jesus. Com o documento, a CBF espera que a Fifa reforce a padronização dos critérios de intervenção do VAR durante a sequência da Copa do Mundo, buscando maior previsibilidade e segurança nas decisões da arbitragem.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Copa Do Mundo

    Leia mais notícias de Copa Do Mundo. Clique aqui!