Caminhos que contam diversos capítulos da história de Belém. Assim pode se resumir a proposta do caderno especial "Belém 406 anos- As ruas da cidade morena", publicado na edição deste domingo (6), no jornal Diário do Pará. O fascículo reúne nove reportagens especiais sobre ruas, travessas e avenidas que interligam a capital paraense desde que a cidade foi fundada até os dias atuais, quando a verticalização urbano se soma a modernização do território urbano. O projeto tem patrocínio do Hospital HSM, Hapvida e apoio da Vale.
O encarte é gratuito. Os leitores terão acesso ao adquirir o exemplar do jornal, que já está em circulação. A coletânea abre com a reportagem sobre a Rua Siqueira Mendes (antiga Rua do Norte), que é a primeira rua de Belém. A via apresenta aspectos particulares que ajudam a contar mais de quatro séculos de história, começando pela fundação da cidade morena.
A Rua Conselheiro João Alfredo, com sua importância histórica, econômica (comercial) e cultural (patrimônio) é pauta no projeto.
Pesquisadores, historiadores, moradores, comerciantes e personalidades da 'cidade morena' ajudam a contar a história e curiosidades de cada um destes importantes corredores da cidade. A Travessa Padre Eutíquio ( antiga travessa São Matheus), por exemplo, ainda mantém a característica de ser um importante espaço para o comércio, mesmo que as tecnologias tenham trazido algumas mudanças para este setor.
Por falar em mudanças, a Avenida Nazaré, que hoje é uma das mais importantes do centro da cidade foi, no início, uma estrada com aspectos rurais. Você sabia disto? A via começa no final da Avenida Presidente Vargas, considerada o corredor financeiro da capital paraense, e termina na Avenida Governador Magalhães Barata, as duas com suas histórias contadas e comentadas no fascículo.
A história da Avenida Generalíssimo Deodoro (antiga Estrada 2 de dezembro), que corta a Nazaré, também faz parte do projeto. As duas se cruzam num perímetro próximo a Basílica Santuário onde está a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada pelo caboclo Plácido, e que deu origem a uma das maiores manifestações religiosas do mundo: o Círio de Nazaré.
Completam a coletânea 'Belém 406 anos - as Ruas da cidade morena' reportagens especiais sobre as avenidas Almirante Barroso, Visconde de Souza Franco (Doca) e Augusto Montenegro que já foi um ramal para a Vila Pinheiro- hoje o distrito de Icoaraci - depois virou rodovia e hoje é um dos corredores de tráfego por onde Belém tem se expandido.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar