plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPETÁCULO

Orquestra Jovem Vale Música abre temporada com concerto gratuito

Maestra Laura Gentile, que já se apresentou em palcos do Brasil e do mundo, faz sua estreia à frente do grupo neste domingo, às 18h

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Orquestra Jovem Vale Música abre temporada com concerto gratuito camera O programa da noite foi pensado para oferecer ao público uma verdadeira viagem pelo repertório sinfônico clássico | Foto: Divulgação

A Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) abre a temporada de 2026 com uma apresentação gratuita que marca a estreia da maestra Laura Gentile à frente do grupo. O concerto será neste domingo, 22, às 18h, na sala Augusto Meira Filho, na Fundação Amazônica de Música. Não haverá retirada de ingressos e a entrada será por ordem de chegada.

A maestra Laura Gentile, que tem formação em regência pela Mannes School of Music, um dos principais conservatórios de música de Nova York, e que já se apresentou em concertos no Brasil e no exterior, comenta sobre a expectativa de reger pela primeira vez a OJVM: “tenho gostado muito de trabalhar com esses jovens, eles têm muito talento e potencial. É a primeira vez que atuo como regente principal de uma orquestra jovem, então, da minha parte, também tem sido uma experiência de muito aprendizado”.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O programa da noite foi pensado para oferecer ao público uma verdadeira viagem pelo repertório sinfônico clássico. A abertura ficará por conta de A Criação, de Franz Joseph Haydn, obra que traduz em música a grandiosidade e o espírito do compositor. Logo depois, a Orquestra mergulha na Sinfonia nº 5 em Si bemol maior, D.485, de Franz Schubert, conduzindo a plateia por quatro movimentos que alternam delicadeza e intensidade.

Para encerrar, o público será transportado ao universo poético de Edvard Grieg com a Suíte nº 1, Op. 46 de Peer Gynt, que reúne alguns dos trechos mais famosos da música romântica, um repertório que combina tradição e emoção prometendo uma noite inesquecível para os fãs da música clássica.

Marília Caputo, coordenadora técnica e artística do projeto, destaca importância da parceria entre a Fundação Amazônica de Música e o Instituto Cultural Vale: “esse é o primeiro final de semana de programação do ano. É um início de trabalho que ainda vai ter muitos frutos em 2026. Nosso principal objetivo continua sendo a formação de crianças e jovens em músicos de instrumentos de sopros, cordas e percussão”, finaliza.

Percussão

A programação do final de semana começa no sábado, 21, com a apresentação do Grupo de Percussão do projeto Vale Música, sob coordenação do professor Marcos Matos. O evento, que vai apresentar clássicos do Carnaval, será às 10h, na Fundação Amazônica de Música, na Sala Augusto Meira Filho, com entrada gratuita.

Quer mais notícias sobre Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp

Sobre o Vale Música Belém

O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM) e tem patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, desde 2004. Atualmente, atende cerca de 300 crianças e jovens, oferecendo oportunidades em diferentes grupos musicais, como a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doces, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infantojuvenil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

    Últimas Notícias