plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MÚSICA E MEIO AMBIENTE

Carlos Rennó e César Lacerda lançam EP em defesa do Cerrado Brasileiro

O projeto "O Que Será do Cerrado" conta com a participação de outros artistas como Saulo Fernandes, Ellen Oléria, Marina Sena e Chico Chico. Ouça e saiba mais sobre este trabalho.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Carlos Rennó e César Lacerda lançam EP em defesa do Cerrado Brasileiro camera Ellen Oléria, Célia Xakriabá e Saulo Fernandes participam do e da música "O Cerrado descuidado". | (Tainá de Luccas/Divulgação)

Defender o meio ambiente e proteger as florestas brasileiros é fundamental para um futuro sustentável. No ano em que os debates sobre o clima estão no centro do mundo, artistas nacionais se unem em defesa de um dos principais biomas do Brasil: o Cerrado.

Carlos Rennó e César Lacerda lançam, nesta segunda-feira (11), o projeto “O Que Será do Cerrado”, em defesa do bioma brasileiro. A concepção e as letras são de Rennó, com direção artística da dupla.

O EP conta com três vinhetas e três canções e foi antecipado pelo single “O Cerrado Ameaçado", que chegou às plataformas de streaming no último dia 1º, nas vozes de Marina Sena e Alexandre Carlo, ambos nascidos no Cerrado.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Também participam do projeto Saulo Fernandes, Ellen Oléria, Célia Xakriabá (recitando), Chico Chico e Assucena. As vinhetas são apresentadas por Letícia Sabatella. “Seria importante chamarmos artistas nascidos no Cerrado ou que tivessem uma relação de alguma profundidade com o bioma, diz Rennó. O letrista, que já havia se dedicado a canções em defesa do Pantanal e da Amazônia, reitera a importância de chamar a atenção também para a floresta subterrânea do Cerrado. ”Estamos apenas começando a assistir eventos catastróficos. A preservação da Amazônia é importante não só para o Brasil mas para todo o mundo, e o Cerrado tem uma importância igual. No entanto, a Amazônia é mais exuberante, uma floresta para cima. Ao contrário da floresta do Cerrado, que é, como diz uma das letras, uma floresta invertida. Mas a gente sabe que para existir a própria Amazônia, o Cerrado se faz necessário", diz.

O objetivo do projeto é promover um movimento que ajude a educar e sensibilizar, completa Lacerda. “Como diz o Rennó nas suas letras, o Cerrado é a caixa d’água do Brasil. É a floresta invertida. É o manancial de vida que possibilita, por exemplo, a existência da Amazônia. Todavia, essas informações extremamente essenciais não são do conhecimento geral. Talvez, se fossem mais difundidos esses fatos, estaríamos mais atentos às investidas cruéis contra esse bioma."

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

Embora Rennó não tenha nascido no Cerrado, a gênese do projeto, diz, conecta-se com o período, cinco décadas atrás, em que morou em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. “A contracultura que marcou muito a minha formação me levou a me envolver na causa da defesa da natureza e consequentemente na defesa da causa indigenista. O Cerrado foi o objeto das minhas primeiras canções chamadas de ecológicas."

“O Cerrado Ameaçado” e “O Cerrado Sacrificado” são assinadas por Rennó e Lacerda. Já “O Cerrado Descuidado” é uma parceria de Rennó com Saulo Fernandes. Todas as canções têm produção musical de Lacerda, nascido no Cerrado, em Diamantina (MG). “Falar do Cerrado, da desfiguração das suas imensas belezas com o único intuito de enriquecer o bolso de pouquíssimos, enfim, dar às mãos a esse bioma e pedir socorro é algo que está no meu coração há muito tempo.” Para ele, a força do projeto está no time que se uniu em torno da causa. “Cada uma das pessoas envolvidas trouxe muito de si, do seu modo de estar no mundo, do seu brilho intenso para esse projeto. Gosto de pensar que juntos o nosso coro chega mais longe. O protagonista desse projeto é o Cerrado. Nossa união celebra a força do bioma.”

Os clipes das canções foram dirigidos pelo Coletivo Bijari e pelos cineastas Tainá de Luccas e Ivan Canabrava. As vinhetas têm direção de César Lacerda e Tocavídeos. A produção executiva está a cargo da Circus Produções Culturais, de Guto Ruocco. “O Que Será do Cerrado” tem como parceiros o WWF-Brasil, o Instituto Humanize e a Bem-te-vi Diversidade.

Ouça:

Tracklist do EP

  1. O Que Está Rolando com o Cerrado? - apresentando Letícia Sabatella
  2. O Cerrado Ameaçado - com Marina Sena e Alexandre Carlo
  3. Que Economia é Essa? - apresentando Letícia Sabatella
  4. ⁠⁠O Cerrado Descuidado - com Saulo Fernandes, Ellen Oléria e Célia Xakriabá
  5. Que Está Queimando o Cerrado? - apresentando Letícia Sabatella
  6. ⁠⁠O Cerrado Sacrificado - com Chico Chico e Assucena
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

    Últimas Notícias