plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REGISTRO

Pará já tem Dia da Música Brega e homenageia Cleide Moraes

Deputados estaduais aprovaram celebração em 26 de julho

Imagem ilustrativa da notícia Pará já tem Dia da Música Brega e homenageia Cleide Moraes camera Data é uma homenagem à cantora Cleide Moraes e foi proposta pela deputada federal Dilvanda Faro, enquanto ainda era deputada estadual | Acervo pessoal

Foi aprovado nesta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará-Alepa, o Projeto de Lei Nº181/2021, de autoria da agora deputada federal Dilvanda Faro, que institui o dia 26 de julho como o Dia Estadual da Música Brega no Pará. A data é uma homenagem para relembrar a memória da cantora Cleide Moraes, a “Rainha da Saudade”, que morreu em 26 de julho de 2020, vítima de um acidente de trânsito.

A criação da data comemorativa tem por finalidade contribuir para a afirmação da cidadania e de valorização da identidade cultural dos paraenses, “observando que a música Brega, enquanto estilo musical, se tornou popular nas regiões Norte e Nordeste, e notadamente no Pará”. A deputada lembra ainda, em sua justificativa, que o Brega é uma forma de expressão artística da cultura local, que integra o patrimônio cultural paraense, e é oficialmente reconhecido como tal pela Lei Estadual n° 9.310, de 15 de setembro de 2021. “É deveras louvável que se estabeleça uma data comemorativa para um movimento artístico de notável importância para a constituição da cultura e identidade paraense e tão presente no cotidiano da população”, diz o texto do projeto de lei.

“Reconhecer e prestar homenagem à música Brega pela instituição de uma data comemorativa oficial é também uma forma de se preservar um bem imaterial de inegável valor artístico e cultural para a construção da identidade do Estado do Pará. E a proteção da cultura musical paraense é, sabidamente, de competência do Estado”, completa o texto.

Segundo Dilvanda Faro, Cleide Moraes, juntamente com outros artistas e outros estilos musicais relacionados, foram e são responsáveis por consagrar a música Brega como ritmo popular que afirma a identidade cultural paraense.

“A data foi escolhida em homenagem à cantora Cleide Moraes, aclamada como ‘Rainha da Saudade’ pelo público, que morreu em uma tragédia de trânsito no dia 26 de julho. Em sua memória, o projeto homenageia, ainda, as mulheres que cantam na noite e os demais profissionais que trabalham fomentando a música paraense. Durante sua carreira, Cleide Moraes cantava músicas românticas, como boleros e bregas marcantes”, diz Dilvanda Faro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias