Em meio à escalada de tensão no Oriente Médio, um relato pessoal chamou a atenção nas redes sociais brasileiras nesta sexta-feira. A cantora Simone Mendes, de 41 anos, revelou ter vivido momentos de apreensão ao descobrir que um dos hotéis onde estava hospedada, em Dubai, foi atingido por um míssil pouco depois de deixar o país.
Segundo a artista, a notícia chegou logo após o desembarque em São Paulo. Já em segurança, ela contou que soube do ataque envolvendo Emirados Árabes Unidos, Irã e Estados Unidos. “Acabamos de chegar aqui em São Paulo. Depois que pousamos, ficamos sabendo que o Irã está tendo guerra nos Emirados contra os Estados Unidos. Um dos mísseis atingiu um dos hotéis em Dubai — e era um dos que a gente estava”, relatou.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Irã confirma morte do aiatolá Ali Khamenei
- Após informação sobre a morte de Khamenei, Trump fala em sucessão no Irã
- Quem assumirá o poder no Irã após a morte do aiatolá Khamenei?
Simone afirmou que deixou o país antes do fechamento dos aeroportos e agradeceu por ter conseguido retornar ao Brasil sem incidentes.
“Graças a Deus pegamos o voo ontem, antes de tudo isso acontecer. Nessas horas, a gente vê que a mão de Deus está sobre nossas vidas”, disse. A cantora também comentou o impacto emocional da situação. “Dá um pânico, um aperto no coração de imaginar que você poderia estar no meio disso tudo. E as pessoas que a gente conheceu lá, que ficaram… É desesperador.”
Quer receber mais notícias do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO
O episódio ocorre em meio a um confronto direto entre Estados Unidos e Irã. De acordo com informações divulgadas por autoridades, norte-americanos e israelenses realizaram um ataque coordenado contra alvos iranianos. O presidente Donald Trump afirmou que a ação teve como objetivo defender o povo americano.
Em resposta, o Irã declarou ter retaliado com ataques a bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio e lançado mísseis contra Israel. Explosões foram registradas em cidades iranianas como Isfahan, Qom, Karaj e Kermanshah. O espaço aéreo iraniano foi fechado, e serviços de telefonia e internet apresentaram instabilidade, segundo relatos locais.
Agências internacionais noticiaram ainda a morte de autoridades iranianas, entre elas o comandante da Guarda Revolucionária, Mohammad Pakpour, e o ministro da Defesa, Amir Nasirzadeh — informações mencionadas por veículos como a Reuters. Autoridades israelenses também sustentam que os dois morreram, embora haja versões divergentes por parte do governo iraniano.
O Comando Central dos Estados Unidos informou ter utilizado, pela primeira vez em combate, drones de ataque unidirecionais de baixo custo. A operação foi batizada de “Epic Fury” (Fúria Épica) e descrita como a maior concentração regional de poder de fogo militar americano em uma geração.
Diante da escalada, Israel fechou o espaço aéreo e declarou estado de emergência. Escolas e prédios públicos em Jerusalém permanecerão fechados até a tarde de segunda-feira (2), em medida preventiva. Enquanto líderes mundiais monitoram os desdobramentos do conflito, relatos como o de Simone evidenciam como a instabilidade internacional pode atingir, de forma inesperada, cidadãos ao redor do mundo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar