plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
LUTO

Marquinho PQD, ícone do samba, morre aos 66 anos no Rio

Parceiro de Arlindo Cruz e autor de mais de 400 sambas, o compositor estava internado há dias; causa da morte não foi divulgada

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Marquinho PQD, ícone do samba, morre aos 66 anos no Rio camera Dentre as parcerias o autor tem mais de 400 sambas com nomes como Arlindo Cruz e Beth Carvalho | Reprodução

O cantor e compositor Marcos de Souza Nunes, conhecido no mundo do samba como Marquinho PQD, morreu na manhã desta segunda-feira (29), no Rio de Janeiro, aos 66 anos de idade. A informação foi confirmada nas redes sociais do artista. Ele estava internado há alguns dias, mas a causa da morte não foi divulgada.

“Mestre Marquinho nos deixa um legado de vida, samba e muito axé, que permanecerá para sempre em nossos corações e na cultura popular”, diz trecho do comunicado publicado nas redes sociais.

Marquinho PQD, ícone do samba, morre aos 66 anos no Rio
📷 |Reprodução/Redes Sociais

Nascido e criado em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Marquinho PQD completou 40 anos de carreira em 2023. O nome artístico dele remete à antiga profissão: ele foi paraquedista do Exército antes de se dedicar integralmente à música.

Conteúdos relacionados:

A carreira no samba teve início em 1983, quando o grupo Fundo de Quintal gravou a música “Fase de Amor”, composta em parceria com Chiquinho e Fernando Piolho. No ano seguinte, ele ganhou projeção nacional quando Beth Carvalho incluiu a canção “Coração Feliz”, feita com Adilson Bispo e Gerson do Vale, no álbum homônimo da cantora.

Desde então, Marquinho PQD se tornou um dos nomes mais respeitados da composição no samba, com mais de 400 músicas registradas. Dessas, cerca de 100 foram feitas em parceria com Arlindo Cruz, que morreu em agosto de 2025. Juntos, eles escreveram clássicos como “Pedras no Caminho”, “Silêncio no Olhar” e “Quem Sabe de Mim Sou Eu”, todas em colaboração com Sombrinha. Entre outras parcerias com Arlindo estão “Só no Sapatinho”, “A Sete Chaves” (com Franco), “Tanto Amor Pra Dar” e “Volta de Vez Pra Mim”, ambas com Délcio Luiz.

Quer mais notícias do mundo dos famosos? Acesse nosso canal no WhatsApp!

As composições de Marquinho PQD foram interpretadas por grandes nomes do samba e do pagode, incluindo Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, Roberto Ribeiro, Almir Guineto, Agepê, Reinaldo, Alcione, Exaltasamba, Grupo Molejo, Pixote, entre outros.

No carnaval carioca, o artista também teve participação marcante. Marquinho assinou sambas-enredo da escola Mocidade Independente de Padre Miguel nos desfiles de 1995 e 2000. Até o momento, não há informações sobre o velório e o sepultamento do corpo do compositor.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias