A gordofobia é um preconceito contra pessoas gordas e que se manifesta, desde atitudes, falas, representações negativas e barreiras para a inclusão de corpos gordos, até toda a estrutura da sociedade.
Essa violência na vida de uma pessoa gorda traz consequências como exclusão social, impactos para a saúde mental e os relacionamentos. Nas escolas, também prejudica as possibilidades de crianças e adolescentes terem condições adequadas para aprender, socializar e se desenvolver integralmente.
O cantor da Globo, Leo Jaime, surpreendeu os fãs ao fazer um desabafo sobre o preconceito que sofreu por estar acima do peso. Em entrevista ao podcast Alph Pod, o artista, de 64 anos, revelou que, em determinado momento de sua carreira, chegou a perder oportunidades de trabalho devido à sua aparência física.
Veja também:
- Preconceito atrapalha pessoas gordas de conseguir emprego
- Modelo critica gordofobia com fotos de antes e depois
- Padre Fábio de Melo é acusado de gordofobia
"Com o tempo, fui ganhando corpo, fiquei barrigudo, e as pessoas começaram a me chamar de decadente. Nem mesmo aceitavam marcar uma reunião comigo. As portas começaram a se fechar, e passei a sentir vergonha do meu corpo. Isso aconteceu quando eu tinha uns 30 e poucos anos. Estava no auge da criatividade e maturidade, mas não conseguia sequer marcar uma reunião", contou Leo durante entrevista.
Leo estreou nas novelas em 1988 em "Bebê a bordo" e ficou 18 anos longe dos folhetins, retornando só em 2006, em "O profeta".
"Dez anos depois, em 2002, 2003, eu já com 20 anos de carreira, tive que me reinventar. Eu não tinha oportunidade em lugar nenhum, achei um barzinho aqui em São Paulo e recomecei a carreira. A explicação é sempre essa: está gordo", desabafa.
- Quer mais notícias de Fama? Acesse nosso canal no WhatsApp
Ele também sobre o preconceito no meio artístico. "Existe preconceito, sim. Porque você é gordo, porque não é bonito. Experimente não ser bonito e tentar uma carreira artística. As portas são muito fechadas. É preciso ter muito talento, porque, sem isso, você não consegue. Já os bonitinhos têm as portas abertas com facilidade", completou.
Confira a entrevista na íntegra:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar