Há exatos quatro anos, em 11 de maio de 2019, falecia Lúcio Mauro. O Brasil amanheceu o domingo de 12 de maio com o anúncio da partida do icônico e eterno Aldemar Vigário, da "Escolinha do Professor Raimundo", que marcou diversas gerações com suas histórias cômicas sobre "Raimundo Nonato", tiradas sarcásticas e humor inteligente.
Lúcio Mauro morreu aos 92 anos em consequência de uma falência múltipla dos órgãos. Antes da morte, ele já estava internado há meses em uma clínica no Rio de Janeiro para tratar problemas respiratórios. Em 2016, ele sofreu um derrame, que deixou sua saúde bastante debilitada.
Veja também:
#TBT: a mãe paraense que desafiou a polícia no Linha Direta
#TBT: o filósofo francês Michel Foucault em terras paraenses
Além de Aldemar Vigário, Lúcio Mauro também atuou ao lado de Chico Anysio em outras esquetes de humor do saudoso comediante, como no papel de Da Júlia, assistente que buscava orientar o ator Alberto Roberto, personagem interpretado por Anysio.
Lúcio Mauro teve uma extensa carreira no teatro antes de estrear na TV, em 1960. Passou pela TV Rádio Clube de Pernambuco, pela TV Rio e pela TV Tupi até chegar à TV Globo, já em 1966.
Na emissora carioca, ele fez de tudo: atuou em diversos programas humorísticos e chegou até a ser apresentador. Na lista de personagens marcantes, também estão Fernandinho (Balança Mas Não Cai), Zé das Mulheres (Zorra Total), Neca do Abaeté (Dona Flor e Seus Dois Maridos), entre outros.
A última participação de Lúcio Mauro na TV Globo foi em um episódio do remake da "Escolinha do Professor Raimundo" em 2015, onde o veterano contracenou com seu filho, o também ator Lúcio Mauro Filho, o qual interpretara o personagem do pai, Aldemar Vigário. Na ocasião, o humorista encarnou Seu Aderaldo, o zelador da escola.
CURIOSIDADES
1 - Nascimento:
Apesar de ter iniciado a carreira no nordeste brasileiro, Lúcio Mauro nasceu em Belém, capital do Pará, no dia 14 de março de 1927.
2 - Nome verdadeiro:
O nome real de Lúcio Mauro era Lúcio de Barros Barbalho. Sim, este sobrenome é bastante conhecido, tanto no Pará, quanto no Brasil.
3 - Parentesco:
Como deu para perceber, Lúcio Mauro fez parte da família Barbalho. Ele era irmão do fundador do jornal Diário do Pará, Laércio Wilson Barbalho. Logo, o humorista era tio do senador Jader Barbalho e tio-avô do governador do Pará, Helder Barbalho, e do ministro das Cidades, Jader Filho.
À época da morte, Helder Barbalho chegou a publicar uma mensagem sobre o falecimento de Lúcio Mauro. "O Brasil amanhece hoje de luto. O humor do país perde o nosso grande Lúcio Mauro, esse paraense que tanto nos orgulhou e nos fez sorrir nas telinhas, com seus inesquecíveis personagens. Muito orgulho também por ser meu tio-avô. Descanse em paz!", escreveu o governador.
O Brasil amanhece hoje de luto. O humor do país perde o nosso grande Lúcio Mauro, esse paraense que tanto nos orgulhou e nos fez sorrir nas telinhas, com seus inesquecíveis personagens. Muito orgulho também por ser meu tio-avô. Descanse em paz! pic.twitter.com/F0fgIOoJ7d
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) May 12, 2019
4 - Fim de programas, mas não dos personagens
Alguns dos personagens vividos por Lúcio Mauro foram tão marcantes que chegaram a participar de mais de um programa na TV Globo. É o caso de Fernandinho, apresentado em "Balança Mas Não Cai", "Alegríssimo", "A Festa é Nossa", "Os Trapalhões" e no "Zorra Total". Também é possível adicionar Aldemar Vigário e Da Júlia nesta mesma lista.
5 - Casamentos e filhos:
Entre 1958 e 1970, Lúcio Mauro foi casado com a atriz Arlete Salles, com quem teve dois filhos: o ator Alexandre Barbalho e o cineasta Gilberto Salles. Já em 1974, ele se casou com Ray Luiza Araújo Barbalho, com quem teve três filhos: Luciane Maria, o ator Lúcio Mauro Filho e Luanna Barbalho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar