Hans Niemann é um enxadrista estadunidense, de 19 anos, que recentemente se envolveu em uma grande e inusitada polêmica. Ele foi acusado de trapacear em jogos oficiais. Algumas investigações apontavam que o jogador teria recebido informações privilegiadas sobre o jogo por meio de um plug anal.

Após a acusação, uma investigação foi aberta em torno do caso, e o jornal The Wall Street Journal teve acesso ao relatório da plataforma Chess.com, que apontava sinais de trapaça de Niemann em outras mais de 100 partidas, até 2020, como informado pelo portal UOL Esporte.

As averiguações se iniciaram no mês passado, vindas do pentacampeão mundial, o norueguês Magnus Carlsen, que havia perdido para Hans Niemann na Sinquefield Cup, torneio de xadrez dos Estados Unidos, depois de 53 partidas seguidas sem perder.

Em outros momentos, o enxadrista alegou já ter trapaceado em partidas online, quando tinha 12 e 16 anos. No entanto, a partir de análise do relatório recente emitido pela Chess.com, pode-se concluir que as trapaças possivelmente são maiores que as admitidas pelo jogador.

Investigação

A plataforma para partidas de xadrez online faz uso de uma variedade de ferramentas de detecção de trapaças, como análises de movimentos indicados por computadores praticamente invencíveis. Visto isso, o relatório da Chess.com destacou "muitos sinais notáveis e padrões incomuns no caminho de Hans como jogador".

Além disso, também é apontado o relatório de Niemann sobre as jogadas de seu adversário, que demonstrou falta de compreensão de várias delas, por parte do americano. No entanto, ainda é difícil de se determinar que o enxadrista tenha, de fato, trapaceado nas partidas, visto que ele não foi pego em flagrante em momento algum praticando o ato.

A investigação, no entanto, aponta que Niemann possivelmente recebeu algum tipo de ajuda externa em 112 partidas, sendo muitas delas realizadas em torneios com premiações em dinheiro.

Hans Niemann é um enxadrista estadunidense, de 19 anos. Foto: Reprodução/ Instagram

MAIS ACESSADAS