plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
LEITURA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Liga da Cultura inspira crianças e adolescentes durante a COP 30

A iniciativa estimula a curiosidade e o pensamento crítico sobre por meio de experiências literárias sobre temas ambientais. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Liga da Cultura inspira crianças e adolescentes durante a COP 30 camera Durante as visitas, os grupos exploraram o acervo de livros, participaram das experiências interativas, se envolveram nas oficinas lúdicas e vivenciaram momentos de aprendizado sobre leitura, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. | Foto: Divulgação

O Circuito Líder da Cultura segue inspirando crianças e adolescentes do Pará durante os últimos dias de atividade na COP30, levando experiências lúdicas que unem educação, cultura e sustentabilidade. Em setembro, o projeto desembarcou na Praça da Bíblia, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, para realizar atividades de contação de histórias voltadas às crianças da comunidade. A ação reforçou o propósito de aproximar o público infanto-juvenil de práticas culturais e educativas que estimulam a criatividade, leitura e a consciência sobre a preservação do meio ambiente.

Nesta quarta-feira (19), o projeto encerra suas atividades na Vila das Águas, em Belém, com oficinas, experiências literárias e práticas interativas de educação ambiental pela manhã com estudantes da Escola Estadual Dr. Agostinho Monteiro. No período da tarde, o espaço permanece aberto para visitação do público. A iniciativa é realizada pela Rede Educare, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa é realizada pela Rede Educare em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Um dos grandes destaques do Circuito Liga da Cultura é o Caminhão Literário, equipado com um acervo de 1.200 livros e jogos interativos que estimulam a curiosidade e o pensamento crítico sobre temas ambientais. Ao lado do caminhão, barraquinhas temáticas e puffs coloridos reforçam a proposta lúdica do projeto, que convida o público a explorar o conhecimento de forma leve e interativa. Com foco na conscientização sobre o uso responsável da água, a reciclagem e a preservação dos recursos naturais, o Circuito marca presença na programação educativa e cultural da COP30, reforçando o papel da educação ambiental no enfrentamento das mudanças climáticas.

Na semana passada, primeira etapa das atividades, o projeto recebeu a visita de diversos grupos de crianças e adolescentes, que aproveitaram cada momento no espaço. Passaram pelo caminhão literário estudantes da Escola Estadual Mestra Idalina Rodrigues Pereira, crianças da Igreja do Evangelho e participantes do Projeto Social São Rafael – Santuário de Nazaré. Durante as visitas, os grupos exploraram o acervo de livros, participaram das experiências interativas, se envolveram nas oficinas lúdicas e vivenciaram momentos de aprendizado sobre leitura, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Ao lado do caminhão, barraquinhas temáticas e puffs coloridos reforçam a proposta lúdica do projeto, que convida o público a explorar o conhecimento de forma leve e interativa.
📷 Ao lado do caminhão, barraquinhas temáticas e puffs coloridos reforçam a proposta lúdica do projeto, que convida o público a explorar o conhecimento de forma leve e interativa. |Foto: Divulgação

Quer mais notícias sobre Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp

Programação lúdica

O espaço Vila das Águas, que recebe o projeto em Belém desde o dia 10 de novembro, é uma iniciativa da Plataforma Todos pelo Saneamento e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e reúne experiências, projetos e debates voltados ao saneamento, aos recursos hídricos e às metas climáticas globais, destacando a importância da gestão responsável da água para um futuro sustentável.

A proposta é inspirar novos hábitos e ampliar o debate sobre a importância da água como elemento central para um futuro sustentável. Com entrada gratuita e programação diária, o espaço da Liga da Cultura na COP30 é um convite à reflexão e à ação, mostrando que sustentabilidade e educação caminham juntas na construção de um futuro melhor para todos.

“Estar na COP30, em Belém, é uma alegria imensa. Essa cidade, com toda a beleza da Amazônia, nos lembra por que fazemos o que fazemos. A Liga da Cultura chega com livros, conhecimento e atividades que inspiram as crianças a cuidar da água e do planeta. Acreditamos que a educação ambiental e a cultura são o caminho para reduzir desigualdades e enfrentar as mudanças climáticas. Tenho uma certeza: vamos aprender muito juntos”, destaca Kátia Rocha, idealizadora do Circuito Liga da Cultura.

“Para a Sabesp, saneamento vai além de entregar água de qualidade e fazer a coleta e tratamento de esgoto. É uma ferramenta de desenvolvimento sócio-econômico, especialmente quando envolve as comunidades. E apoiar expressões culturais que inspiram e transmitem conhecimento faz parte disso. Estar presente na COP30 com uma ação que une sustentabilidade e arte reflete o nosso propósito da nossa empresa: conectar pessoas a um futuro melhor”, afirma Kelly Marques, diretora de comunicação estratégica da Sabesp.

Com entrada gratuita e programação diária, o espaço da Liga da Cultura na COP30 é um convite à reflexão e à ação, mostrando que sustentabilidade e educação caminham juntas na construção de um futuro melhor para todos.
📷 Com entrada gratuita e programação diária, o espaço da Liga da Cultura na COP30 é um convite à reflexão e à ação, mostrando que sustentabilidade e educação caminham juntas na construção de um futuro melhor para todos. |Foto: Divulgação

Sobre o Liga da Cultura

A realização da COP30, no Brasil em 2025, foi uma inspiração decisiva para a criação do Circuito Liga da Cultura. Num momento em que o mundo volta os olhos para as urgências climáticas e os compromissos ambientais, o projeto surge como uma ação educativa estratégica, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e engajada com o futuro do planeta. Mais do que estimular reflexões, o projeto busca deixar um legado de responsabilidade socioambiental, gerando impactos efetivos e duradouros.

Voltado para escolas públicas de diferentes regiões do país, o projeto leva o caminhão literário da Liga da Cultura para dentro das comunidades escolares, transformando o espaço em um ambiente de aprendizado, leitura e criatividade. Além das atividades interativas e lúdicas, o projeto deixa um legado permanente, reconhecendo as instituições com a bandeira de Escola Sustentável e oferecendo cursos de formação e cartilhas pedagógicas para que os professores deem continuidade às ações ao longo do ano letivo. Assim, a Liga da Cultura não apenas desperta a consciência ambiental, mas fortalece práticas sustentáveis que permanecem nas escolas e nas comunidades.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias