plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SAIBA COMO VOTAR!

Escritor paraense disputa prêmio “Livros do Futuro”, do TikTok, com a obra ‘Boiuna’

Reconhecido por prêmios literários e livros publicados, Fabrício Ferreira agora busca conquistar também o público digital. O voto popular é fundamental.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Escritor paraense disputa prêmio “Livros do Futuro”, do TikTok, com a obra ‘Boiuna’ camera A obra inscrita por Fabrício é “Boiuna”, um suspense que mistura lendas amazônicas, elementos do misticismo popular e toques de ficção científica. | Reprodução

O escritor paraense Fabrício Ferreira é semifinalista do prêmio Livros do Futuro, iniciativa do TikTok em parceria com três grandes editoras do país — Record, Globo e HarperCollins — que irão publicar as obras vencedoras. O concurso reúne autores de todo o Brasil e foi criado para dar visibilidade a novas vozes literárias que ainda não têm grande projeção nacional.

A obra inscrita por Fabrício é “Boiuna”, um suspense que mistura lendas amazônicas, elementos do misticismo popular e toques de ficção científica. O enredo acompanha Toni, universitário que ainda carrega o trauma do desaparecimento da amiga Lívia, raptada misteriosamente durante uma missa na Igreja da Sé, em Belém. Vinte anos depois, um sumiço semelhante reacende a dor e o leva a investigar o caso. Enquanto isso, uma chuva incessante alaga a cidade e traz à tona figuras enigmáticas: homens de pele de cobra, chapéu de palha e facões em punho. A busca de Toni o conduz a um túnel secreto sob a igreja, controlado por uma seita que venera a Cobra-Grande, conhecida como Boiuna, levantando dilemas sobre fé, destino, livre-arbítrio e forças ocultas que atravessam a Amazônia.

“É uma história repleta de reviravoltas e mistérios. Além disso, mescla a lenda amazônica da Cobra-Grande com ficção científica, em uma narrativa de suspense onde temos o embate entre fé e razão, destino e livre-arbítrio. Os personagens são assombrados por fantasmas do passado e encontram no sobrenatural uma forma de redenção. Cabe a eles decidir se aceitam o destino ou se ousam interferir, mesmo com possíveis consequências”, explica Fabrício.

Conteúdos relacionados:

Votação popular até 11 de outubro

Para a definição dos campeões, está ocorrendo uma votação popular, que teve início dia 1º e segue até 11 de outubro de 2025 pelo site www.livrosdofuturo.com. Para votar, é preciso acessar o site e buscar por “Fabricio”; abaixo do nome do autor “Fabricio de Miranda Ferreira” clique em votar; depois é só preencher o cadastro com seu e-mail. É preciso confirmar por e-mail o voto.

Serão escolhidos 20 finalistas por gênero, totalizando 60 obras. Além da participação do público, uma comissão julgadora avalia critérios como clareza da proposta, originalidade, impacto, engajamento, qualidade da escrita, fluidez narrativa e voz autoral.

Segundo Fabrício, o TikTok tornou-se um espaço estratégico para a literatura. “Hoje ele é uma das principais plataformas de comunidades literárias, ao lado do Instagram. O BookTok vem movimentando a cena literária, sendo reconhecido por editoras, livrarias e grandes eventos”, destaca.

O autor também acredita que “Boiuna” pode dialogar tanto com jovens leitores, que se aproximam da literatura pelo TikTok, quanto com quem já acompanha produções amazônicas. “É uma narrativa que carrega nossas lendas, mas em um formato acessível, com ritmo ágil e atmosfera de suspense. Ao mesmo tempo, questiona o lugar da fé, da ciência e do poder na sociedade”, afirma.

Participar do Livros do Futuro, reforça Fabrício, é também uma oportunidade de levar a Amazônia para outros públicos. “A faixa etária do TikTok é majoritariamente jovem, o que ajuda a divulgar o livro entre novos leitores e a fortalecer uma comunidade literária entusiasmada e dinâmica”, completa.

Quer saber mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no Whatsapp

O autor

Fabrício Ferreira é escritor e professor, nascido e criado no bairro da Pedreira, em Belém do Pará. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará, dedica sua produção à literatura marcada pelo imaginário amazônico, escrevendo contos de terror, crônicas e poesia inspirados no cotidiano da periferia.

Sua trajetória inclui participação em diversas antologias de poesia, crônicas e contos de terror. Participou das seguintes antologias: “Terror na Amazônia”, de contos de terror, da Editora Pará.Grafo, em 2020; Antologia “Entre Caveiras, Lupas e Sótãos: contos de terror” do Selo Off Flip, e também da antologia “Amazônia”, de contos, crônicas e poemas, da mesma editora, em 2023; Antologia “Poesia Brasileira” da Editora Arte da Palavra, em 2022; e do IX Anuário da Poesia Paraense, em 2023; Foi vencedor do 7º Prêmio Inglês de Sousa (2022), na categoria poesia, do Prêmio Off Flip de Literatura (2021), em crônica, e do Prêmio Literário Cidade de Manaus (2023), na categoria infantojuvenil. Publicou Movimento Rápido dos Olhos (contos, Folheando, 2023) e Encantaria (infantojuvenil, Caravana, 2024), obras que reforçam sua versatilidade e a capacidade de transitar por diferentes gêneros literários sem perder o vínculo com as raízes amazônicas.

Serviço

Concurso Livros do Futuro

  • Vote em Fabrício Ferreira no link: https://livrosdofuturo.com/galeria/suspense/livro/boiuna/2361
  • Siga Fabrício Ferreira:
  • Tiktok: https://www.tiktok.com/@fmferreira98
  • Instagram: https://www.instagram.com/fabriciodmf/
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias