
Cultura, música, tradição e sustentabilidade vão tomar conta de Belém no Dia da Amazônia. Na próxima sexta-feira (5), a cidade recebe o lançamento da 23ª edição do Arrastão do Círio, um dos cortejos mais aguardados do calendário cultural paraense. O evento, que simboliza a abertura de caminhos para a grande festa da fé, acontece no Boulevard da Gastronomia, a partir das 18h, reunindo música, feira criativa e solidariedade.
O público poderá prestigiar apresentações musicais, além de conhecer produtos autorais regionais de artesanato, moda e gastronomia. Antes mesmo da programação começar, às 17h30, será possível participar da campanha de doações de jeans, que transforma cidadania e consciência ambiental em esperança para crianças da Ilha do Marajó.
Leia mais:
- Jaguar Parade tomará as ruas de Belém com mostra urbana
- Evento gratuito reúne exposição de carros antigos em Ananindeua
“Iniciar esse projeto no Dia da Amazônia é muito simbólico para nós. O evento abre uma jornada que se conecta à COP30. Vamos abordar a sustentabilidade e a importância do lugar onde vivemos. É um momento de celebrar a Amazônia com a nossa música. Todo mundo está convidado!”, afirma Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem.

Jeans que viram sonhos
As doações de calças, camisas e outras peças em jeans podem ser feitas no dia do evento, a partir das 17h30, na sede do Instituto Arraial do Pavulagem, ou em outros dias: 3/09 (a partir das 17h30), 5/09 (a partir das 17h), 6/09 e 7/09 (de 15h às 20h). O material, um dos resíduos têxteis mais difíceis de reaproveitar, ganhará nova vida em oficinas, sendo transformado em mochilas e estojos escolares para crianças de Cachoeira do Arari, no Marajó.
Quer ler mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!
No ano passado, a ação resultou na produção de mais de 100 mochilas e 100 estojos, além de compartilhar técnicas que podem se tornar fonte de renda para moradores locais.
Inclusão no Batalhão da Estrela
Também na sexta-feira, a partir das 17h, haverá inscrições presenciais para o Batalhão da Estrela, grupo exclusivo para idosos e pessoas com deficiência. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação e laudo ou carteira que comprove a deficiência.
As vagas são destinadas apenas a brincantes que já participaram de pelo menos um Arrastão do Pavulagem em 2023, 2024 ou 2025. E há um detalhe importante: todos os inscritos deverão também integrar o Cordão do Peixe-Boi, que retorna em novembro durante a COP30.
Patrimônio imaterial do Brasil
O Arrastão do Círio é muito mais do que um cortejo. Reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN há mais de 20 anos, o evento mistura música, dança, símbolos da cultura popular amazônica e saberes ancestrais. Sempre realizado na véspera do Círio de Nazaré, o cortejo percorre as ruas do centro histórico de Belém, unindo fé e cultura em um espetáculo único.

Serviço
- Local: Boulevard da Gastronomia (Praça dos Estivadores), Belém – PA
- Data: Sexta-feira, 5 de setembro
- Horário: A partir das 18h
- Ingressos: Evento gratuito
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar