plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
'CORES DA ILHA'

Revitalização de quadra esportiva em Mosqueiro homenageia Mestre Cobra

Artista Sintético Abstrato assina intervenção que leva estilo das rabiolas e papagaios do recém falecido artista para a Praia do Bispo, em Mosqueiro. A ação foi idealizada pelo Ateliê Sintético Abstrato e tem realização pelo Laboratório da Cidade através da Lei de Incentivo Paulo Gustavo.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Revitalização de quadra esportiva em Mosqueiro homenageia Mestre Cobra camera Artista Sintético Abstrato assina intervenção que leva estilo das rabiolas e papagaios do recém falecido artista para a Praia do Bispo, em Mosqueiro. | Divulgação / Ygor Negrão

A Ilha do Mosqueiro ganhou um presente nesta semana: o projeto Cores da Ilha concluiu uma intervenção na Bucólica ao revitalizar uma quadra esportiva da Praia do Bispo. Assinada pelo artista Sintético Abstrato a obra levou o estilo das rabiolas e papagaios do recém falecido Mestre Cobra para o piso da quadra que já faz sucesso com os boleiros da Ilha.

Praia, vento no rosto, futebol com os amigos, empinar papagaio, sol à pino. Tudo isso Mosqueiro oferece para dar e vender. E estes elementos inspiraram o artista Sintético Abstrato, codinome de Almir Trindade, a uma intervenção que coloriu um ponto movimentado da Praia do Bispo: a quadra de esportes. O local foi escolhido por ser uma região que é ao mesmo tempo comercial, residencial, cultural, próxima a escolas e muito visitada para esporte e lazer. “Manifestações artísticas não só revitalizam o espaço urbano mas também estimulam nas pessoas do local uma sensação de pertencimento de quem vive na área. E áreas recuperadas com arte estimulam a prática de esporte e ajudam a reocupar o local, aumentando também a segurança”, explicou o artista.

VEJA TAMBÉM

A quadra tem uma área de 420 metros quadrados e costuma ser bastante requisitada por jovens e adultos das proximidades, o que exigiu do artista uma programação para pintar, esperar a tinta secar e não atrapalhar a rotina dos frequentadores. “Começávamos a pintar cedo pela manhã para aproveitar a quadra vazia”, disse ele que contou com o clima para montar a programação. “Como tem cinco sóis para cada um, dava tempo de pintar, secar e o pessoal jogar no fim da tarde”, brincou. Ao todo, foram necessários três dias para concluir a pintura, que homenageia um artista muito presente nos céus da ilha. “Quis homenagear o mestre Cobra, o Rei do Papagaio, que faleceu recentemente. Ele tinha esse trabalho com formas geométricas que caberiam bem na quadra e foi uma fonte de inspiração”, disse.

Quer saber mais notícias culturais? Acesse nosso canal no Whatsapp

A ideia agora é que o Cores da Ilha se espalhe com intervenções em outros locais públicos. A Galeria Azimute é co-realizadora da atividade, e através da sua experiência o projeto encontrará novos espaços públicos para que artistas urbanos possam contribuir com novas intervenções artísticas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias