De 26 a 28 de agosto, Belém recebe a nova etapa de formação para compor a documentação necessária para a candidatura dos teatros da Amazônia a Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Levará visitas ao Theatro da Paz, no seu entorno, e debates com técnicos da área do patrimônio, pesquisadores e autoridades, visando o aprimoramento e a sistematização dos próximos passos.
“A formação faz parte da nossa pré-candidatura, é importante destacar que temos um longo caminho a ser trilhado. Precisamos elaborar um documento robusto com uma narrativa que justifique essa candidatura e atenda a critérios técnicos da Unesco. Queremos preparar o Pará para o reconhecimento e a valorização do patrimônio material e imaterial. Nesse sentido, o Departamento de Patrimônio da Secult já está articulando todos os meios para tornar isso possível”, destaca Iphan-PA.
Conteúdos relacionados:
- “Carimboulevard” rende homenagem a Mestre Verequete
- Confira a versatilidade do elenco de "Tipos De Gentileza"
Essa é a II Oficina de Mobilização, a primeira aconteceu em agosto de 2023, e os encontros são uma preparação da candidatura a Patrimônio Mundial. “Quem define se um bem é ou não, na verdade, é a Unesco e não o Iphan, a Unesco. Então, o nosso trabalho é, ainda na forma inicial, é para depois fazermos discussões com o próprio Iphan. Temos que dizer, só que o que queremos, que os teatros da Amazônia sejam patrimônio da humanidade. Mas, por enquanto, nós não temos sequer a pré-candidatura. Por isso, reforço: esses debates fazem parte de um diagnóstico que vai nos trazer referências e nos ajudar na estruturação dessa candidatura. Queremos fazer da candidatura uma realidade. Da Paz, pelo seu entorno e a nossa mobilização e sensibilização para dar continuidade ao trabalho,” destaca Adriana Cruz.
Belém foi considerada a Capital da Borracha. Mas, apesar desse progresso, a cidade ainda não possuía um teatro de grande porte, capaz de receber espetáculos de gênero lírico.
Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp
Buscando satisfazer anseios da sociedade da época, o governo do estado do Grão-Pará venceu o militar José Trindade e construiu, com a participação da empresa privada no Teatro Scala de Milão (Itália). Foi dessa forma que o Da Paz se consolidou na realidade construída na Amazônia e se manteve um templo da música e de grandes espetáculos. O teatro possui as três artes cênicas mais importantes e suas obras únicas são reconhecidas, além de seus 1.100 lugares perfeitos para shows. O teatro ainda possui espaço para curtas temporadas e vem se tornando um espaço especial da cidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar