Em sua agenda de abertura, além da exposição “In Natura / In Vitro”, que será inaugurada neste sábado (27), às 10h, no Museu da UFPA, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia irá realizar encontros com o público. Neste domingo (28), às 10h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, haverá a roda de conversa “Corpos em Movimento – Artistas da Edição”.
Já na noite seguinte, de segunda (29), às 19h, Vi Grunvald, que integrou a comissão de seleção desta edição, fará a conferência “Políticas e poéticas da objetividade e intimidade: um estudo de caso sobre prática e representação fotográfica contemporânea”, no Auditório Eneida de Moraes do Museu da Imagem e do Som do Pará, que fica no Centro Cultural Palacete Faciola. Ambas as programações têm entrada franca.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- "Ver o Som Instrumental" chega na temporada do Café com Arte
- Artista paraense lança “Toca”, seu novo single trilíngue
- Espetáculo sobre meio ambiente entra em cartaz nas UsiPaz
Aproveitando a presença dos artistas participantes de fora e da capital paraense, o Diário Contemporâneo irá realizar a roda de conversa “Corpos em Movimento – Artistas da Edição”, com Alexandre Sequeira, Alex Oliveira, Allister Fagundes, Carolina Krieger, Coletivo Noite Suja, Gabz 404, Janduari Simões, Keila Sankofa, Marina Feldhues, Marcelo Santos, Nazas, Val Souza, Renata Aguiar, Rogério Vieira e Walda Marques.
O encontro será neste domingo (28), às 10h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com entrada franca. A mediação será de Lívia Aquino, curadora convidada desta edição, e Mariano Klautau Filho, curador geral do projeto.
Quer ler mais notícias sobre cultura? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Na segunda-feira (29), às 19h, Vi Grunvald, que integrou a comissão de seleção desta edição, fará a conferência “Políticas e poéticas da objetividade e intimidade: um estudo de caso sobre prática e representação fotográfica contemporânea”. Ela irá partir de considerações e outras “reflexões sobre políticas da representação e prática fotográfica documental para evidenciar um certo paradigma clássico no gênero e, a partir de um estudo de caso, contrapô-lo a perspectivas contemporâneas eticamente situadas e comprometidas, especialmente em suas expressões retratísticas de corpas precarizados e subalternizadas. Meu foco é explicitar tecnologias visuais de construção da objetividade fotográfica através da maneira como a relação entre sujeito e objeto é mobilizada, acionando noções como honestidade e intimidade, com especial ênfase, na contemporaneidade, em éticas/estéticas sexo-gênero dissidentes /queer”, explicou.
EXPOSIÇÃO
Neste sábado (27), o público irá conhecer a última exposição da 13ª edição do projeto. Às 10h, o Museu da UFPA recebe “In Natura / In Vitro”, uma mostra especial com trabalhos de Jacques Huber e dos convidados Felipe Russo, Luciana Magno, Péricles Mendes, Ana Paula Albé, Renata Aguiar, Janduari Simões, Janaina Miranda e Marina Feldhues. A curadoria é de Mariano Klautau Filho e Nelson Sanjad. Sua visitação ocorrerá de terça a sexta-feira, das 09h às 17h e sábado e domingo, das 10h às 14h.
As mostras do 13º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia serão exibidas até 23 de junho de 2024, na Associação Fotoativa, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu da UFPA e Galeria Fidanza, sempre com entrada franca.
O PROJETO
Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país. Trata-se de um projeto nacional que, em seus mais de dez anos de atuação, contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.
O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo Federal à Cultura Rouanet, pela Céu Caótico, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do Banpará. Como parceiros institucionais, estão Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Associação Fotoativa, Museu da UFPA (MUFPA), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. A colaboração é da Sol Informática e apoio cultural do DIÁRIO DO PARÁ e Grupo RBA.
ACOMPANHE
13º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
lMostra “In Natura / In Vitro”
Abertura: Sábado, 27, às 10h.
Visitação: Até 23 de junho, de terça a sexta-feira, das 09h às 17h e sábado e domingo, das 10h às 14h.
Onde: Museu da UFPA (Av. Gov. José Malcher, 1192, esquina com Generalíssimo - Nazaré)
Quanto: Entrada franca
Encontros
“Corpos em Movimento”, roda de conversa com artistas da edição
Quando: Domingo, 28, às 10h.
Onde: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Quanto: Entrada franca
Políticas e poéticas da objetividade e intimidade: um estudo de caso sobre prática e representação fotográfica contemporânea- conferência com Vi Grunvald
Quando: Segunda, 29, às 19h
Onde: Museu da Imagem e do Som - Auditório Eneida de Moraes (Centro Cultural Palacete Faciola – Av. Nazaré, 138 -Nazaré)
Quanto: Entrada franca
Telefones: (91) 3184-9310, 98367-2468
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar