plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SALVE, JORGE!

Feira do Açaí tem roda de samba em homenagem a Ogum

Nesta sexta-feira (5), uma programação especial com muito samba homenageia São Jorge e Ogum na Feira do Açaí, em Belém.

Imagem ilustrativa da notícia Feira do Açaí tem roda de samba em homenagem a Ogum camera Roda de samba fé no batuque recebe convidados nesta sexta-feira (05). | André Miranda

O samba, patrimônio cultural do Brasil, tem origens africanas sendo usado muitas vezes para homenagear orixás. Um dos mais importantes das religiões de matrizes africanas, e muito homenageado por sambistas, também é celebrado em Belém.

Comemorados no dia 23 deste mês, o santo católico, São Jorge, e o orixá, Ogum, das religiões de matriz africana, sincretizados na religiosidade brasileira, vão ganhar homenagem nesta sexta-feira (5) na programação do projeto Samba Batuque da Feira do Açaí com a edição especial “Saravá, Ogum, Salve, Jorge!

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O Samba Batuque da Feira do Açaí já virou tradição na agenda cultural da cidade realizando, há mais de três anos, uma ocupação cultural aberta ao público, toda primeira sexta-feira do mês, naquele importante cartão postal da cidade.

A programação começa com discotecagem da DJ e produtora do evento, Jack Sainha, trazendo um set com muito batuque, brasilidades e música paraense. Em seguida, a apresentação do grupo Encanto do Tambor, um grupo de vozes femininas que cantam e tocam Carimbó.

Ás 21h, a Roda de Samba Fé no Batuque faz o samba e recebe convidados especiais: Mariza Black, Marcelle Almeida, Tony Melodia e mestre Cavalo. Na banda base da roda de samba, os músicos Fred William (flauta), Geraldo Nogueira (voz e pandeiro), Juninho Beco (percussão), Leo Lima (voz e cavaco), Netto Castro (voz e violão) e Preto Cabano (percussão).

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

Para encerrar a noite, às 23h tem o grupo Samba Axé, formada por ogãns de nações religiosas africanas que tocam tambores, cantam e dançam suas raízes. A cerimonialista do evento será a produtora cultural Lorena Saavedra, que recentemente se tornou uma colaboradora oficial do projeto.

“Desde que começamos essa ocupação cultural com samba na Feira do Açaí, sempre realizamos essa edição especial em homenagem aos padrinhos e protetores dos sambistas e da nossa roda de samba que se apresenta com uma imagem de São Jorge na mesa. Vamos cantar juntos os clássicos do samba, da música paraense, nossas composições autorais e muitas canções para saudar Ogum e São Jorge” destaca o idealizador e organizador do projeto, Geraldo Nogueira.

O Samba Batuque Feira do Açaí é uma ocupação cultural que busca disseminar arte, música e cultura popular, além de impulsionar a economia local, de forma democrática e acessível, em um importante espaço público e histórico da capital paraense, quebrando preconceitos e a marginalização daquele espaço, do samba e da cultura popular negra.

Serviço

  • Data: 05/04, sexta-feira
  • Local: Feira do Açaí (Tv. Marquês de Pombal, Campina. Complexo do Ver-o-peso)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias