plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CONTRIBUA

Companhia de dança em cadeira de rodas pede apoio à viagem

Companhia paraense de dança em cadeira de rodas premiada busca ajuda para ir à campeonato em Tóquio

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Companhia de dança em cadeira de rodas pede apoio à viagem camera Medalha de ouro no campeonato mundial de 2022, David Pontes é um dos atletas-bailarinos da companhia com chances de trazer medalhas para o Brasil este ano | ( Divulgação )

O talento dos atletas da Companhia Do Nosso Jeito é conhecido em várias partes do mundo, em países como Rússia, Alemanha, Itália e Eslováquia, onde a companhia já se apresentou com destaque em campeonatos de dança em cadeira de rodas. O próximo desafio do time será agora em agosto na Copa dos Continentes, em Tóquio, no Japão, com chances reais de trazer medalhas para o Brasil. No entanto, o grupo ainda está precisando de apoio para o custeio das passagens dos parceiros dos dançarinos cadeirantes.

Leia mais:

Projeto está com edital aberto para artistas do PA e MA

Já ouviu falar em zooliteratura? Entenda!

O grupo tem patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer-Seel e apoio da Fundação Cultural do Pará, que garante aos atletas as cadeiras de rodas especiais para as apresentações, além do espaço de treinos, além de apoios. Com a viagem agendada para a próxima terça-feira, 2 de agosto, o grupo iniciou uma campanha para doações que podem ser feitas por meio de PIX. “As despesas são grandes por conta do tamanho da equipe. Temos apoio da Seel, da Fundação Cultural do Pará, da clínica Reabilitar e do Shopping da Saúde, que cobrem passagens, local de treinamento, despesas de inscrição. Mas mesmo tendo as passagens dos usuários de cadeiras de rodas, ainda precisamos comprar a dos partners. Estamos próximos de viajar e, em termos de recursos, precisamos ainda de R$ 15 mil para fechar todos os custos da viagem e estar na competição”, diz o coordenador técnico Ricardo Reis.

Nesta competição, participarão 100 atletas de 18 países, no total, segundo o coordenador técnico. “A competição de Tóquio significa muito para gente porque faz parte do calendário do Comitê Paraolímpico Internacional e, ao longo da temporada de 2023, esta é a competição mais importante porque serve de classificatória para o Campeonato Mundial, que ocorrerá em Gênova, na Itália, em novembro deste ano”, ressalta Ricardo Reis.

O grupo viajará com os atletas Karina Souza, David Pontes, Adriano Silva, Débora Cardoso, Kellen Melo, Aliny Rosa, Jennifer Soares, Elielson Silva, Cleyton Bentes e Marcos Eduardo, além do coordenador técnico e da diretora artística Thays Reis. Os competidores, segundo Ricardo, irão participar das seguintes categorias em Tóquio: Single, na qual o bailarino dança sozinho; o Duo, em que são dois usuários de cadeiras de rodas formando a dupla; a categoria Combi, onde há uma dança combinada, sendo um bailarino cadeirante e outro andante. As categorias da paradança se distribuem ainda nas modalidades de Danças latinas, Standarts e Freestyle.

A companhia tem um trabalho já reconhecido na dança em cadeira de rodas, e vem representando o Pará em eventos nacionais e internacionais desde 2012, conquistando medalhas para o Brasil. Nem a pandemia da Covid-19 impediu que os atletas participassem de competições, no formato on-line e presencial, dessa atividade artístico-desportiva. Por isso os atletas que representam o Pará têm chances de trazer medalhas em todas as categorias nas quais competirão.

“No ano passado, nós terminamos a temporada de 2022 com o atleta Davi Pontes em primeiro lugar da classe L1, na dança single Freestyle. Isso foi para nós motivo de grande comemoração porque foi um resultado alcançado pela primeira vez por um atleta brasileiro, então, temos esse atleta muito bem-posicionado. Ele estará na competição lutando para manter sua posição de primeiro colocado, podendo trazer essa medalha de ouro para o Brasil, embora existam atletas de outros países que também são bons porque são os melhores do mundo que estão nesta competição”, afirma o coordenador técnico.

CONTRIBUA

Cia Do Nosso Jeito

Campanha Rumo à Copa dos Continentes - Tóquio/Japão

Como ajudar: as pessoas podem doações diretas pelo Pix da companhia, pela chave de e-mail: [email protected]. O contato também pode ser usado por interessados em patrocinar o grupo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias