Às vésperas do Dia da Consciência Negra,19 de novembro, o evento Amazônia Negra Presente chega para ecoar as vozes, as artes, a essência, as identidades e a existência da população negra na Amazônia, destacando as narrativas de olhares e sentires negros que serão compartilhados na Casa Samaúma, de 14h às 20h, em um encontro aberto ao público.
Com a energia dos ancestrais, o Amazônia Negra Presente traz uma programação cultural que reunirá nomes como Wellingta Macedo, Maiara Almeida, Ruth Costa, Joana Carmen, Sombra, Laura Loisy, Pretas Paridas de Amazônia, Cedenpa e Sapato Preto, todos juntos ecoando as vozes pretas da Amazônia.
“Tendo em vista que somos uma região com características culturais específicas que nos diferenciam do restante do país, porque temos sabores, gostos e ritmos totalmente atípicos do Brasil no geral, estar presente no dia consciência negra da Negritar é reafirmar nossa união e força dentro desse cenário de resistência afro amazônico”, ressaltou a cantadeira, artesã ourives e pesquisadora cultural, Maiara Almeida, que se junta ao encontro negro amazônico.
Fotografia, cantos, danças, músicas, trocas de experiências e saberes, reúnem os artistas que se apresentam e destacam a importância da representatividade negra no território amazônico. "Dia 20 de novembro marca o dia da luta contra o racismo no Brasil, uma luta pela vida , uma luta pela afirmação do ser e do saber ancestral que nos coloca diante do estabelecimento de outras formas de RE-Existir! Valeu, zumbi! Valeu, Dandara!”, enfatizou a professora Joana Carmen.
A programação traz a exibição do curta Á Sete Palmas da Liberdade e em seguida a roda de conversa com o tema “É tempo do aquilombar”, além do lançamento do Zine Kalunga, que apresenta textos e ilustrações que falam sobre as dores que o amor romântico ou não podem causar, flash tattoo, feirinha artística e a performance: Fragmentos de Carolina para além de um quarto, criada e interpretada por Wellingta Macedo.
Para Joyce Cursino, o Amazônia Negra Presente é uma autodemarcação no processo de aquilombamento que a Negritar vem fazendo ao longo dos anos com pessoas pretas. “É Colocar nesse espaço essa presença negra e dizer que nós existimos aqui enquanto uma população que tem muita arte, muita potência e que quer reverberar os seus potenciais e quer fortalecer redes e mostrar a nossa visão de mundo, que é uma visão diferenciada, é uma visão que agrega, que joga luz sobre pautas importantes e principalmente trazendo para o foco dessa discussão, o debate do racismo ambiental, que é tão importante e é também um debate sobre as nossas vidas”, finalizou a Fundadora da Negritar Produções.
O Amazônia Negra Presente, tem o intuito de trazer à tona outros imaginários políticos que rompam as barreiras dominantes, negritando o mapa amazônico e desmistificando o rótulo de que pessoas pretas se resumem a grupos vulneráveis, quando na verdade são agentes transformadores dentro do cenário amazônico artístico cultural.
SERVIÇO:
Evento: Amazônia Negra Presente!
Data: 19 de novembro de 2022
Horário: 14h às 20h
Local: Casa Samaúma (Campo Sales, 582 - Campina)
PROGRAMAÇÃO:
Exibição do curta Á Sete Palmas da Liberdade
Horário:14:30
Roda de conversa: É tempo do Aquilombar!
Convidados especiais: Elis Tarcila (Pretas Paridas), Ruth Costa (Sapato Preto), e Joana Carmen (Cedenpa)
Horário: 15:00 às 16:00
Lançamento do Zine kalunga - Sombra e Laura Loisy
Horário: 16:30
Flash Tattoo: @tourotattoo
Feirinha artística: Ilustra Pretice
Horário: 14h às 20h
Performance
Fragmentos de Carolina - Para além de um quarto, com Wellingta Macedo
Programação Cultural: Maiara Almeida e Ruth Costa
Horário: A partir das 17h30
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar