Uma boa pedida na sexta-feira, no Sec Ver-O-Peso, às 16h, seja as crianças ou para os adultos que ainda possuam uma alma infantil, é o lançamento do livro "Vovó Biló de Pitó” da autora e contadora de histórias paraense Emiliana Moraes.
A obra, escrita em poesia livre, é inspirado na avó materna da escritora, uma “mulher-raiz, amazônica e cabocla, que nasceu em 1905, na cidade de Igarapé-Miri e viveu a vida toda no Marajó, em Muaná, com inata literatura oral, vibrante e lúdica, era uma brincante nata, pois aprendeu e decorou inúmeros versos da cultura popular e, mesmo analfabeta, era doutora em trovas, doces e trabalho duro”, conforme define Emiliana.
Residindo há quase 30 anos no Rio de Janeiro, a autora, que também atua como pesquisadora da cultura cabocla ribeirinha e indígena da Amazônia, criou o projeto “Encantos Amazônicos”, por meio do qual ela faz um mergulho na própria ancestralidade, revisitando contos, cantos e encantos marajoaras, compartilhando as histórias míticas da planta Uapê Jaçanã, da Matinta Perera, Karumbe e de pássaros, como Uirapuru, Jurutaí, Arara e Iraúna com Japiim.
LEIA TAMBÉM:
Personagens infantis recebem crianças em programação
Dubladores e sósias participam de evento cosplay no Pará
São todas narrativas entremeadas de músicas de nossos povos originários, como Araruna, Tangará Mirim, e de compositores regionais. "O livro traz uma cadência musicada, com nuances dinâmicas e três contos divertidos, repletos de lembranças carinhosas, de um passado familiar de ribeirinhos simples, e de uma riqueza de detalhes preciosos da cultura peculiar do caboclo amazônico”, explica a autora.
Emiliana Moraes participou recentemente de diversos eventos literários, como a FLIP de Paraty/RJ, Bienal do Livro/RJ, a Maratona Rio das Mil e Uma Histórias/RJ, o Salão do Livro Carioca/RJ, o Coepi-Pirenópolis/Goiás, a Livraria Panapaná/SP e a Oca do Sol/Brasília, além do Baile da Matinta - Mocoham (Movimento de Contadores de Histórias da Amazônia), em Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar