Considerada um verdadeiro "caldeirão cultural", a região amazônica é repleta de nuances e características singulares construídas desde os tempos dos nativos até os dias atuais. Exaltar a importância da cultura na Amazônia é um dos objetivos de muitos pesquisadores e agentes envolvidos nesta área.
Inserida nesse contexto, está a realização dos "Diálogos Culturais" do Circuito Jambu Multicultural 2022. Na segunda noite do encontro, haverá um debate sobre a temática “Políticas de incentivo no Brasil: setor em crise e novos desafios”.
Veja também:
Alceu Valença volta a Belém com show que resgata sucessos
Cobra Venenosa lança álbum com “pau e corda”
O evento está marcado para iniciar às 18h desta sexta-feira (26), no Núcleo de Conexões Na Figueredo, em Belém. A entrada é gratuita.
Os "Diálogos Culturais" buscam estimular a discussão sobre pautas ligadas a área cultural, a reflexão sobre o cenário atual e perspectivas para o futuro.
Para fomentar este debate, o CJM convidou a presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Ursula Vidal e a gestora técnica de Cultura da Secult, Célia Pinto, com mediação da coordenadora do Jambu, Regina Lima.
"Quando selecionamos os temas para os diálogos, buscamos trazer assuntos que devem ser cada vez mais debatidos pelas fazedoras e fazedores de cultura da nossa região. Para o de hoje, vamos falar sobre leis de incentivo. Não tem como pensar o acesso à cultura no Brasil sem elas. E após o momento de emergência cultural que vivenciamos, elas se tornam uma ferramenta indispensável para a garantia da produção cultural em nosso país", comenta Regina.
O Circuito iniciou na última sexta-feira (19) com sua primeira atividade, "Diálogos Culturais", e seguirá ao longo do segundo semestre trazendo vozes e vivências para artistas e espectadores da cultura amazônica.
Para a coordenadora do Jambu, o momento o qual vive o cenário cultural instigou o surgimento do debate. "Surgiu um questionamento: essas políticas (leis de incentivo) têm chegado na Amazônia? É aí que começa a nossa conversa. A partir dos desafios que surgem em nosso território e que se acentuam após uma crise econômica mundial", afirma.
JAMBU
Os encontros do projeto em 2022 envolverão profissionais da música, dança, artes cênicas, produções audiovisuais e gastronomia.
Vale ressaltar que a edição deste ano ocorre em formato presencial e conta, também, com transmissão ao vivo via internet.
O Circuito Jambu Multicultural é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pela professora Regina Lima, docente da Faculdade de Comunicação (Facom).
O CJM é um dos desdobramentos do projeto de extensão Jambu Festival: Conexões Periferia, realizado entre 2019 e 2021.
Neste novo formato, o Jambu busca ampliar seu público, alcançando mais espectadores e beneficiando-os com suas atividades formativas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar