plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
BALANCÊ

Tem anarriê a partir desta quarta (15) para sacudir a praça

Mostra Cultural e Concurso de Quadrilhas do Arraial da Nossa Gente começa hoje, na Waldemar Henrique

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Tem anarriê a partir desta quarta (15) para sacudir a praça camera Abertura da programação conta com oito quadrilhas que prometem agitar o público que for ao evento | Divulgação/Fumbel

“Olha, isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais. Olha, quem tá fora quer entrar. Mas quem tá dentro não sai”. É bem assim, como na letra de Dominguinhos, que a gente se sente em um arraial junino, não é? Então, se prepara que a partir de hoje (15), às 19h, ocorrem as apresentações da Mostra Cultural e do Concurso de Quadrilhas do Arraial da Nossa Gente, organizado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), na Praça Waldemar Henrique, no Reduto.

Serão 34 grupos, que irão se apresentar entre os dias 15 e 18 de junho, no Piano Palco, em uma programação que começa às 19h e encerra às 23h20. No primeiro dia, são as quadrilhas Sabor Açaí, O Amor é Nosso, Fúria Junina, Balão de Ouro, Sedução Ranchista, Cristal Junino, Furacão Junino e Paraíso Junino que vão animar a noite. A Sedução Ranchista, que nesse São João completa 25 anos de história, conta que vai para a programação comemorar as bodas de prata.

“A gente vem contando essa história do surgimento [das quadrilhas de São João], passando pela Europa até chegar aqui no Brasil. Tem também algumas surpresas que são características da Sedução Ranchista, que só vão poder ser mostradas na apresentação da quadra junina”, disse Silvio Baía, representante da quadrilha, que já está com tudo pronto e vem fazendo sucesso nas disputadas de preparação que os grupos promovem.

No segundo dia do Arraial da Nossa Gente, será a vez das quadrilhas Rosa de Ouro, Buscapé, Pipocando, Atração Junina, Arrastapé, Santa Luzia, Impacto Junino e Moreninha da Campina. E no sábado, 18, às 19h, a programação abre com a apresentação da quadrilha Fuzuê Junino, que traz o tema do autismo para o público.

“Vamos mostrar cada fase do autismo, como por exemplo, barulhos que incomodam, que a pessoa não se abre para dar um abraço em alguém, que tudo é no tempo dele, que é diferente do nosso. Mostraremos tudo isso com traje, na cênica dos brincantes e alguns pedaços na coreografia”, disse Marco Brito (Fofão), presidente da quadrilha Fuzuê Junino.

A temática foi escolhida pela quadrilha após Marco ouvir o relato de uma mãe no comércio, que estava radiante porque o filho autista iria participar pela primeira vez das apresentações de São João; e após um brincante da quadrilha se emocionar ao ir tirar as medidas da roupa e saber do tema, pois o mesmo tem um sobrinho autista.

No domingo, 19, será realizada a apuração da fase eliminatória do concurso e também a apresentação da Quadrilha da Melhor Idade Pedreirense. E, entre os dias 20 e 23, será realizada a etapa do Concurso Intermunicipal de Quadrilhas, que terá a coordenação da Federação de Quadrilhas de Belém. Nos dias 24, 25 e 26, a Prefeitura de Belém promove o Concurso de Misses Caipira, Simpatia, Negritude, LGBTQIA+ e Melhor Idade. No dia seguinte, 27, a partir das 19h, será realizada a apuração do concurso de misses.

Nos dias 28 e 29 de junho ocorre a fase final do concurso de quadrilhas da Prefeitura de Belém, com as apresentações se iniciando às 19h. E fechando a programação junina de Belém, na quinta-feira, 30, às 19h, será a apuração do concurso de quadrilhas.

O quadrilheiro Arivaldo Ferreira, o Ari, 49, estrela da Tradição do Bengui, já havia destacado a alegria em ver toda essa programação voltar para a Praça Waldemar Henrique, para o concurso municipal. “É o local que todas as quadrilhas amam!”, diz ele.

Atrações vão de Pavulagem a Pinduca

Pavulagem é uma das atrações na Waldemar Henrique
📷 Pavulagem é uma das atrações na Waldemar Henrique |Mauro Ângelo/Diário do Pará

A Mostra Cultural ocorrerá na concha acústica da praça Waldemar Henrique, com a participação de grupos parafolclóricos, bois-bumbá, toadas e carimbós. A programação também começa hoje, 15, com show do Carimbó do Seu Nezinho, o grande rei do carimbó Pinduca e se encerra com o grupo parafolclórico Amazônia Dance.

“A programação cultural é vasta, vai passear desde os nossos cantores conhecidos, como os do Arraial do Pavulagem, a outros atores da cena musical de Belém que vão abrilhantar ainda mais esse caminho de diversão e reencontro com nossas raízes”, diz Michel Pinho, presidente da Fumbel.

Grande atração dessa abertura, Pinduca chega com seu repertório já conhecido do público. “Vou levar um show muito animado, a base de carimbó e São João. Quero balançar a praça, com um grande show”, diz ele. Voz de várias canções que embalam este período junino, para ele, esse também é um momento de reencontro e de celebração. “A minha volta é respirar um novo tempo e matar a saudade e a vontade de fazer um grande show. O repertório será de pura animação e no final, a nossa ‘Marcha do Vestibular’”, já adianta aos brincantes.

Ainda destacam-se na programação da Mostra Cultural as apresentações de Mestre Venâncio no feriado, 16; o Carimbó da Maria e o Boi Marronzinho, na sexta, 17; Pedrinho Callado, no sábado, 18; a banda Xeiro Verde, no domingo, 19.

E a programação já recomeça na segunda-feira, 20, com Carimbó Mururé e o grupo Cobra Venenosa; dia 21, com os grupos Uirapuru e Os Curupiras; dia 22, com Estrela do Mar; dia 23, com os Moleques do Carimbó; dia 24, com o Arraial do Pavulagem; dia 25, com Suanne Batidão; dia 26, com Adilson Alcântara; dia 27, com grupo Paranativo; dia 28, com grupo Muiraquitã; dia 29, com a Companhia Folclórica Amazônia Brasil; e encerra dia 30, com a Banda Warilou.

Divirta-se

Mostra cultural e concurso de quadrilhas

Arraial da Nossa Gente

Quando: Hoje até 30 de junho

Sempre a partir das 19h

Onde: Praça Waldemar Henrique (Av. Marechal Hermes, s/n - Campina).

Quanto: Aberto ao público

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias