Neste sábado (23) será realizado o primeiro vernissage do artista visual Dedeh Farias. A exposição intitulada “Campina”, é resultado do Edital Aldir Blanc – Cultura Urbana e Periférica – 2021 e homenageia a Campina, conhecida como “bairro do Comércio”. Além da exposição das obras, a inauguração contará com o set list do Dj Mauvii, da cantora Layse e comidinhas especiais feitas por Kezia Yamanaki. A entrada é gratuita, a partir das 16hs, na Casamazônia Brasil.
Conhecida como “bairro do Comércio”, a Campina é uma das primeiras áreas de desenvolvimento urbano de Belém, no início da colonização. O bairro surgiu às margens do Igarapé Piry e foi projetado para ser uma área comercial, cultural e turística, ao longo desses anos a Campina guarda momentos históricos de Belém. A exposição conta a história do bairro, que é considerado um dos principais polos econômicos da capital paraense. As telas retratam a origem e o desenvolvimento urbano do espaço.
"Eu vou pintar locais que são muito marcantes para o bairro e são importantes para a história daqui. Eu sou um morador novo do bairro e esse projeto vai ser o meu presente para cá, vai ser uma forma de presentear esse local que está me abrigando nesse momento. É uma localidade que sempre tive muito contato e sempre fez parte da rotina de muita gente de Belém. Lembro quando eu era criança que minha mãe quando ia ao comércio sempre se referia como se ela tivesse indo lá embaixo. Ir “lá embaixo” era fazer compras no comércio, visitar o bairro da Campina”, declara o artista visual, Dedeh Farias.
O projeto será exposto em duas etapas: uma exposição aberta em um espaço cultural no bairro da Campina, com quatro painéis móveis (2,20x1,60m) e, em seguida, pelas ruas do bairro. As telas contam a história de forma cronológica, retratando quatro importantes períodos, que se darão da seguinte forma: a origem de tudo, conhecido como Igarapé do Piry; o período da borracha com a reformulação e o crescimento econômico através do período Belle Époque e a criação de elementos arquitetônicos históricos como Theatro da paz; o Ver-o- peso que além de ser um dos mercados públicos mais antigos do País, considerado como uma das maravilhas do estado é também considerado a maior feira ao ar livre da América Latina e o Comércio com o alargamento e criação da primeira grande via conhecida como Presidente Vargas, que até os dias de hoje retrata principalmente o poder do mercado nesta área.
Além das telas, o projeto também irá mostrar, através de registros fotográficos e vídeos, como se deu o processo criativo do artista.
O ARTISTA
Dedeh Farias é artista visual, nascido e criado no bairro da Terra Firme, em Belém do Pará. Trabalha desde 2009 com a técnica do graffiti, da ilustração digital, e mais recentemente com a tatuagem. Sua arte é marcada por composições que misturam realismo, formas geométricas e elementos regionais em tons bem contrastantes.
Ao longo de sua carreira, ele já participou de exposições no Sesc Boulevard, Galeria Benedito Nunes, Galeria Azimute, entre outras, e de eventos internacionais de arte urbana como o Festival Concreto em Fortaleza e do Street of Styles em Curitiba, além de ter sido convidado para compor o cenário do Programa Encontro Com Fátima Bernardes com suas obras, no ano de 2018.
SERVIÇO
Exposição “Campina”, por Dedeh Farias
Data/horário: 23 de outubro (sábado), às 16hs- Entrada Gratuita.
Local: Casamazônia Brasil – Tv. Campos Sales, 752
Programação: Dj Mauvii, Layse e comidinhas especiais por Kezia Yamanaki
Visitações de 23 até 31 de outubro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar