O mundo do cinema conheceu, nesta quinta-feira (22), os indicados ao prêmio mais famoso da sétima arte. Dentre eles, está mais um representante nacional.
No Brasil, as atenções do cinema se voltam para O Agente Secreto (2025), novo longa-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho. Ambientado em 1977, em pleno período da ditadura militar, o filme acompanha a trajetória de Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, que chega ao Recife durante o Carnaval sob constante vigilância do regime.
Na trama, o protagonista tenta apagar um passado violento construído em São Paulo e reencontrar o filho, com a intenção de recomeçar a vida. A tentativa de reconstrução pessoal, no entanto, esbarra em uma realidade marcada pela repressão, tornando a fuga e o esquecimento mais difíceis do que o esperado.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- 'O Agente Secreto' com Wagner Moura; veja onde assistir ao filme brasileiro
- O Agente Secreto é indicado a melhor filme e mais 3 categorias no Oscar
A produção se destaca também pelo cuidado com a reconstrução histórica e pelos bastidores do projeto. A seguir, confira cinco curiosidades sobre o filme:
1. Veículos restaurados ajudaram a reconstituir o Brasil da década de 1970
Para recriar o país no período retratado, a equipe restaurou 169 veículos antigos, reunidos a partir de coleções de diferentes regiões do Brasil. Em algumas cenas, como as de Carnaval, quase 200 figurantes participaram simultaneamente das gravações.
2. Filme marca o retorno de Wagner Moura ao cinema nacional
O Agente Secreto marca o retorno de Wagner Moura ao protagonismo em uma produção brasileira após mais de uma década. No longa, o ator interpreta Marcelo, um professor que retorna ao Recife em busca de um recomeço.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
3. Roteiro foi desenvolvido ao longo de três anos
O roteiro foi escrito entre 2021 e 2024, período em que Kleber Mendonça Filho se baseou em relatos de refugiados e de artistas perseguidos durante a ditadura militar. O diretor já afirmou considerar Moura o intérprete ideal para um protagonista imperfeito, capaz de gerar identificação com o público.
4. Produção foi aplaudida em Cannes e percorreu festivais internacionais
O filme estreou no Festival de Cannes, onde foi aplaudido por cerca de 13 minutos. Desde então, passou por outros eventos internacionais, com exibições em países como Estados Unidos, Peru e Austrália.
5. Caracterização exigiu longas horas de preparação
Wagner Moura passou por três caracterizações distintas para representar diferentes fases do personagem. Já o ator João Vitor Silva chegava a levar quase duas horas diárias no figurino, incluindo o uso de uma prótese que chamou atenção a ponto de algumas pessoas acreditarem que ele teria quebrado um dente para o papel.
O reconhecimento internacional ganhou novo fôlego nesta quinta-feira (22), quando O Agente Secreto foi indicado ao Oscar em quatro categorias: melhor filme, melhor ator, melhor seleção de elenco e melhor filme internacional. O feito remete a outro marco do cinema brasileiro: em 2004, Cidade de Deus também concorreu em quatro categorias da premiação.
A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar